Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O papa Francisco apresentou nova melhora em seu estado clínico após quase um mês internado no Hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano nesta terça-feira (11). Apesar do progresso no tratamento da pneumonia bilateral, a equipe médica considera que o pontífice precisará permanecer hospitalizado por mais tempo.
Conforme o mais recente comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, Francisco passou uma noite tranquila e acordou por volta das 8h, demonstrando boa disposição. Ao longo da manhã, ele seguiu normalmente as terapias farmacológicas, além das sessões de fisioterapia respiratória e motora.
Ainda hospitalizado, Francisco participou, por vídeo, dos Exercícios Espirituais liderados pelo padre Roberto Pasolini na Sala Paulo VI. Posteriormente, dedicou-se à oração na capela próxima ao seu quarto no Hospital Gemelli.
Quadro ainda inspira cuidados
Segundo fontes do Vaticano, apesar da resposta positiva aos tratamentos, o quadro de saúde do pontífice de 88 anos permanece delicado devido à complexidade da infecção respiratória que motivou a internação em 14 de fevereiro.
Na noite de segunda-feira (10), os médicos confirmaram uma melhora significativa na condição do papa, corroborada por exames laboratoriais e pela resposta às terapias aplicadas. Com isso, o Vaticano optou por retirar temporariamente o suporte respiratório que vinha sendo usado de forma intermitente.
Embora não esteja programada a divulgação de um novo boletim médico nesta terça-feira, fontes oficiais destacam que o estado clínico do papa segue sendo monitorado continuamente devido à gravidade inicial da infecção.
Mesmo hospitalizado, seguem atividades espirituais
Mesmo hospitalizado, o papa Francisco mantém algumas atividades espirituais e acompanha compromissos oficiais à distância. Além das orações pessoais na capela do hospital, ele acompanhou remotamente os tradicionais Exercícios Espirituais da Quaresma, conduzidos pelo padre Roberto Pasolini, via conexão de vídeo diretamente da Sala Paulo VI.
O sumo pontífice também segue atento às questões internacionais, como as inundações recentes na Argentina, sua terra natal, onde pelo menos 16 pessoas morreram e mais de 100 permanecem desaparecidas. O papa manifestou solidariedade às vítimas e familiares atingidos pela tragédia.
Histórico recente de saúde do pontífice
Nos últimos anos, o papa Francisco enfrentou diversos problemas de saúde, incluindo cirurgias importantes no cólon em 2021 e outra para correção de uma hérnia em 2023. A atual internação, iniciada no último mês de fevereiro, representa mais um desafio para sua saúde, exigindo cuidados médicos constantes e uma rotina adaptada às limitações impostas pela pneumonia bilateral.
O Vaticano informou ainda que, apesar das dificuldades, o papa Francisco mantém uma atitude otimista e demonstra grande disposição emocional para superar mais essa etapa difícil.
Comentários estão fechados.