Loja física ou virtual: conheça as diferenças e saiba como escolher

Com cenário promissor impulsionado pela transformação digital, e-commerce dispara com 42 milhões de empreendedores e 2 milhões de lojas virtuais.

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    O Brasil apresenta um ambiente promissor para novos negócios, com um número crescente de pessoas envolvidas em atividades empreendedoras.

    Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae e Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), são pelo menos 42 milhões de empreendedores, ocupando o 8º lugar na lista de países com mais empresas cadastradas.

    Esse cenário é impulsionado pela capacidade de transformação digital e pelo surgimento de startups e empresas inovadoras. Além disso, a realidade se traduz em outros fatores notáveis, como o avanço em lojas virtuais e das mídias sociais como braço direito no fortalecimento de um relacionamento sólido entre empresas e clientes.

    O mercado de comércio eletrônico brasileiro registrou um salto significativo em 2023. Conforme levantamento da BigDataCorp, o número total de negócios online atingiu quase 2 milhões, representando, assim, um aumento de 16,5%, em relação ao ano anterior. Esse crescimento, no entanto, foi acelerado principalmente pelas pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 5 milhões.

    Hoje, com a possibilidade de vender através de um computador ou dispositivo móvel conectado à internet, as lojas virtuais são uma alternativa próspera para quem deseja começar a empreender ou expandir negócios.

    Disponibilidade

    Ao contrário das lojas físicas, limitadas por horários de funcionamento predefinidos, o comércio eletrônico oferece acesso ininterrupto aos produtos e serviços, permitindo que consumidores explorem ofertas e realizem compras a qualquer momento do dia ou da noite, independentemente da localização geográfica.

    Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a prontidão é um diferencial estratégico crucial para o sucesso das empresas. Ao oferecer um serviço sempre acessível e disponível, as empresas podem fidelizar clientes, expandir seu alcance e reafirmar compromisso com preços e prazos de entrega, pilares essenciais para a satisfação do cliente.

    Menor custo operacional

    Um dos benefícios das lojas virtuais é a eficiência financeira, proporcionada pelo baixo custo operacional, em comparação com os estabelecimentos físicos, que possuem despesas fixas com aluguel, colaboradores e infraestrutura. Os custos de uma loja online são geralmente mais baixos e variáveis.

    Essa vantagem permite que os empreendedores direcionem seus investimentos de forma mais assertiva, como plataformas robustas, marketing digital eficiente e logística de boa qualidade. Significa também que os lojistas online podem repassar parte dessa economia para os clientes com preços mais baixos, promoções com maiores descontos e ofertas exclusivas.

    Maior variedade de produtos

    Nas lojas virtuais, é possível encontrar uma grande variedade de produtos, marcas e preços, assim o cliente pode comparar, escolher e personalizar a experiência de compra como nunca. Com catálogos extensos e diversificados, a gestão de estoque é otimizada, novos produtos são facilmente integrados e modelos inovadores como o dropshipping expandem as opções disponíveis, sem a necessidade de um grande espaço físico.

    Acelerado pela cultura digital, o setor de e-commerce está em forte expansão no Brasil e se afirma como um caminho de sucesso para empreendedores dos mais diferentes nichos. Com o crescimento do negócio online, é viável abrir um espaço físico e integrar ambas as estratégias para conquistar mais clientes.

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