INOVAMEAT: Sorvete de proteína de frango será novidade no maior evento de proteína animal do Paraná

Desenvolvido por pesquisadora do Paraná, o produto visa atender pessoas que necessitam de uma ingesta não convencional de proteína.

  • Um sorvete com proteínas de carne de frango está entre os destaques que serão apresentados na terceira edição do INOVAMEAT Toledo, o maior evento de proteína animal do Paraná, programado para os dias 1, 2 e 3 de abril de 2024, em Toledo, no Oeste do Estado.

    Desenvolvido pela pesquisadora Ana Maria da Silva, de Marechal Cândido Rondon, o sorvete de proteína de carne de frango é um produto com o incremento de proteínas, de valor nutricional elevado, cujo objetivo é atender pessoas que necessitam de uma ingesta não convencional da substância.

    “São pessoas com câncer, dengue, Covid-19, que se submetem a redução estomacal, que apresentam desnutrição, idosos e crianças”, explica Ana Maria, que é engenheira de Pesca, Mestre em Biotecnologia Marinha e Doutora em Desenvolvimento Rural Sustentável.

    O produto surgiu com base no processo do sorvete com a proteínas de tilápias, que foi apresentado em edição anterior do INOVAMEAT.

     “A diferença entre o sorvete de proteínas de tilápias e a de frango é que muda-se o processo de hidrólise e elaboração, com ingredientes diferentes, mas a ideia principal é a mesma”, diz a pesquisadora.

    Para desenvolver os produtos, Ana Maria teve o apoio da família para custear os custos dos processos, uma bolsa da CAPES, no último ano doutorado e o apoio de professores da Unioeste, de Marechal Cândido Rondon, Grupo GIIPEDES, Cascavel e Toledo no curso de Engenharia de Pesca, o grupo de pesquisas Gemaq e PUC de Toledo.

    No INOVAMEAT, os sorvetes de proteína de carne de frango serão apresentados no espaço da By Fish Ltda. Serão comercializados em fase de teste de mercado (pré-venda), em potes de 2 litros e potinhos de 145ml.

    Em novembro deste ano, os produtos de inovação da pesquisadora também serão apresentados no 4º Congresso Mundial de Nutrição e Saúde em Bangkok, na Tailândia. No ano passado, a apresentação foi em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

    SOBRE O EVENTO

    O INOVAMEAT Toledo tem realização do Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o apoio da Prefeitura Municipal,  Embrapa, Programa Oeste em Desenvolvimento, Sistema Regional de Inovação Iguassu Valley e a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Toledo (Funtec)

    A edição de 2024 tem como tema a “Inovação na Produção de Proteína Animal”. O objetivo é abordar as principais inovações e tecnologias para a produção de proteína animal, visto que essa é uma área que dia após dia aumenta a sua relevância no cenário do agronegócio.

    A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite.

    Foto: Divulgação

    SERVIÇO

    Evento: INOVAMEAT Toledo

    Data: 1 a 3 de abril

    Local: Centro de Convenções e Eventos Ismael Vicente Sperafico, Toledo – PR

    Inscrições gratuitas: https://inovameat.com.br/inscricao

    Foto: Ana Maria da Silva – Divulgação

    Comentários estão fechados.