Senhor alemão de 62 anos tomou 217 doses de vacinas de COVID e não teve efeitos colaterais

Um estudo sobre o caso dele foi publicado na revista científica de medicina The Lancet.

  • Foto: Agência O Globo/ Márcia Foletto/Reprodução

    Por Vitor Germano

    Um homem de 62 anos na Alemanha tomou 217 doses de vacinas contra COVID-19 ao longo dos últimos 29 meses — Alegando “razões pessoais”.

    E surpreendeu até pesquisadores médicos quando mostrou não ter nenhum efeito colateral proveniente da imunização excessiva. Um estudo sobre o caso dele foi publicado na revista científica de medicina The Lancet.

    Este é, claro, o caso de apenas uma pessoa cujos resultados não devem ser extrapolados a toda a população, mas eles conflitam com uma preocupação que os próprios pesquisadores tinham, que exposição excessiva a imunizantes poderia causar um enfraquecimento do sistema imunológico em relação a outras infecções.

    Os pesquisadores coletaram amostras de sangue e saliva do homem idoso entre suas 214ª e 217ª dose da vacina, e compararam as respostas das células imunes dele a uma amostra de 29 pessoas que haviam tomado a quantidade normal de três doses.

    Os anticorpos dele também mostraram entre cinco e onze vezes a capacidade de neutralizar vírus de SARS-CoV-2 se comparado ao grupo de controle — Mas os pesquisadores advertem que isso é um sinal de maior quantidade de anticorpos, não de maior potência destes.

    Os pesquisadores também testaram a resposta imune do sangue do paciente contra outro vírus não-relacionado, o vírus Epstein-Barr, que causa mononucleose — E relataram que a imunização excessiva contra COVID não havia piorado a imunidade dele contra este vírus diferente.

    O homem disse que mesmo com todas as doses, não se lembra de ter efeitos colaterais de nenhuma dose da vacina.

    Finalmente, vários testes mostraram que o senhor jamais havia sido infectado com o Coronavírus — Mas os pesquisadores apontam que isso pode ser devido a outras precauções que o idoso toma, além das 217 vacinas.

    Comentários estão fechados.