Maior do País, evento moveleiro reúne 160 expositores e espera 17 mil pessoas em Arapongas

Expectativa dos organizadores é ultrapassar o volume de negócios a edição anterior, que chegou a R$ 650 milhões.

  • Arapongas, na região Norte do Estado, realiza nesta semana a Movelpar Home Show, um tradicional evento do setor moveleiro realizado desde 1997 e que neste ano reúne 160 expositores e cerca de 17 mil visitantes entre lojistas, arquitetos, importadores e profissionais ligados ao segmento.

    O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviço, Fomento Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE). A realização é da Movelpar Home Show, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA).

    Com 119 mil habitantes, Arapongas tem na indústria de móveis sua principal força econômica. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), o polo engloba 42 municípios da região e representa 10% de toda a produção nacional de móveis. Atualmente, 1.009 empresas moveleiras atuam na região, das quais 367 plantas industriais estão instaladas em Arapongas, 37% do total. Toda a cadeia emprega 19,5 mil pessoas nos municípios, sendo 64,6% dessas vagas somente em Arapongas, totalizando 12,6 mil postos de trabalho no município.

    Na avaliação do secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, que esteve na feira nesta quarta-feira (31) representando o Governo do Estado, a Movelpar é um exemplo que demonstra o potencial econômico do turismo de negócios. “Arapongas é hoje a capital do turismo moveleiro, juntando grandes empresários, fabricantes, profissionais de design e desenvolvimento de produtos, lojistas e consumidores”, afirmou.

    “O Governo do Paraná acertou em investir no turismo de negócios, apoiando as grandes feiras regionais, e cujo potencial muitas vezes não era enxergado. Temos pessoas do Brasil todo e até mesmo compradores internacionais em Arapongas, o que atrai novos investimentos para o setor e também movimenta a economia da cidade”, concluiu Nunes.

    POTENCIAL ECONÔMICO

    A expectativa dos organizadores é ultrapassar o volume de negócios em relação à edição anterior, que também teve o apoio do Governo do Paraná e movimentou aproximadamente R$ 650 milhões durante a feira e nos dias subsequentes.

    De acordo com o diretor executivo da Movelpar, Adilson Rodrigues, o sucesso da feira fez com que o evento, que ocorria a cada dois anos, se tornasse anual, além de agregar cada vez mais inovações do setor. “Com o apoio do Governo do Estado e da prefeitura, estamos trazendo novidades, juntando o mobiliário tradicional com maquinários, acessórios e serviços voltados às indústrias moveleiras. Isso gera ainda mais interesse do segmento e reforça a vocação de Arapongas como polo moveleiro nacional”, declarou.

    O polo moveleiro começou a se estruturar na década de 1970, quando o Norte do Paraná deixou de ser o maior produtor de café do Brasil devido à geada negra, que queimou praticamente todas as lavouras, mudando o cenário socioeconômico do Estado. Atualmente, os móveis produzidos na região chegam a 60 países, com vendas expressivas para outros destinos da América Latina, além da América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio e África. Sozinho, o polo moveleiro de Arapongas representa 12% do volume total exportado pelo Brasil.

    “Arapongas está bem alicerçada como polo moveleiro porque os nossos empresários foram criados na crise e hoje conquistam mercados internacionais em todos os continentes. Não é à toa que temos vários empresários de fora do país que vêm até a Movelpar em busca dos modelos usados pela nossa indústria moveleira”, comentou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

    Os números fizeram com que no fim de novembro de 2023 a cidade fosse oficialmente intitulada como a Capital Moveleira Nacional. O título foi concedido pelo governo federal com a publicação da Lei 14.728/2023, resultado do projeto de lei que tramitou no Congresso Nacional.

    BONS NEGÓCIOS

    Érika Alvino de Freitas trabalha com vendas em uma das empresas de Arapongas que estão expondo na Movelpar e enxerga o evento como uma oportunidade de alcançar novos mercados. “Temos vários clientes de outros estados e também de outros países visitante o nosso espaço. Já exportamos para o Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia e a expectativa é chegar a outros países graças à feira”, contou.

    A opinião de Érica é compartilhada pelo também vendedor João Vitor Mello, que atua no atendimento aos clientes do Paraná e de outras regiões do Brasil. A empresa onde ele trabalha é de Arapongas e está presente desde a primeira edição da Movelpar. “Arapongas é uma referência em móveis, inclusive para exportação, e isso traz uma segurança para as empresas locais, cujos produtos têm um valor agregado maior justamente pelos lojistas e consumidores saberem que estão comprando da capital do móvel no Brasil”.

    PROGRAMAÇÃO

    Iniciada na terça-feira (30), a Movelpar Show 2024 continua até quinta-feira (1) no Centro de Eventos Expoara, localizado na Rua Guaratinga, 4.455, no Parque Industrial II, em Arapongas. A feira também está sediando a primeira Assembleia Itinerante do ano, evento criado pelos deputados estaduais para ouvir demandas da sociedade nos principais municípios do Paraná.

    AEN

    Foto: Geraldo Bubniak/AEN

    Comentários estão fechados.