Google admite que continua rastreando usuários no modo ‘anônimo’ e adiciona alerta

O modo ‘privado’ de navegadores de internet não impede o rastreamento por parte de serviços ou do provedor de rede.

  • Por Vitor Germano

    A Google teve que atualizar a mensagem exibida ao colocar o navegador em ‘Modo de Navegação Anônima’ para deixar claro que a Google e outras empresas ainda podem rastrear o usuário e coletar seus dados. O alerta serve para evidenciar que o Modo de Navegação Anônima é apenas ‘semi-privado’.

    A mudança é resultado de um acordo em uma ação judiciária coletiva contra a empresa, que acusava a Google de violações de privacidade no Modo de Navegação Anônima. A mensagem expandida já foi adicionada ao Chrome Canary, versão do navegador para desenvolvedores que atualiza toda noite. O alerta diretamente responde à reclamação no processo judicial, que era que “o navegador não deixa claro que o Modo de Navegação Anônima não é completamente privado”.

    Para pessoas conhecedoras de tecnologia, o fato de que o modo ‘privado’ de navegadores de internet apenas bloqueia o armazenamento local de dados de navegação, mas não impede o rastreamento por parte de serviços ou do provedor de rede. Mas para o usuário comum é mais difícil entender o que o Modo de Navegação Anônima realmente faz, então o alerta mais específico pode ser educativo para usuários.

    O novo alerta visto na versão de testes do navegador diz “Você entrou no modo de Navegação Anônima. Outros usuários deste dispositivo não poderão ver suas atividades, permitindo maior privacidade. Isso não altera como dados são coletados por sites que você visita e os serviços que estes usam, inclundo sites da Google” — Na versão estável do navegador, usada pela maior parte dos usuários, a mensagem ainda não foi alterada.

    Foto: Funstock / Shutterstock

    Comentários estão fechados.