Enem é porta de entrada para bolsas em faculdades particulares

O Exame não apenas substitui o vestibular da própria instituição, como também possibilita descontos nas mensalidades e na matrícula.

  • O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para universidades brasileiras – em alguns casos, até substitui o vestibular da instituição.

    Por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o estudante tem a oportunidade de concorrer a vagas nas universidades públicas. Já pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ele pode conquistar bolsas gratuitas em faculdades particulares. Contudo, essas duas formas de ingresso não são as únicas para conquistar a vaga no ensino superior.

    resultado do Enem pode ser utilizado para entrar numa universidade particular, além dos programas do governo federal nos quais o participante pode se candidatar.

    Bolsas e descontos

    Para quem deseja começar a estudar logo, é possível utilizar a nota do Enem e conseguir bolsas em universidades particulares. O Exame não apenas substitui o vestibular da própria instituição, como também possibilita descontos nas mensalidades e na matrícula.

    Os requisitos para participar costumam ser liberados em editais das próprias universidades. O processo é considerado mais rápido que o de outros vestibulares e programas do governo federal. Porém, o desconto varia conforme a nota do candidato no Enem e com a política de valores da instituição.

    SiSU

    O SiSU é o sistema em que universidades públicas oferecem vagas a participantes do Enem. Para concorrer, é preciso ter feito a prova do Enem no último ano e se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior durante o período estipulado. A inscrição é gratuita e feita totalmente on-line. O candidato pode tentar até duas vagas.

    A concorrência é grande e o aluno precisa ter, pelo menos, a nota de corte – que muda conforme a instituição e a relação candidato/vaga. Na Faculdade de Direito da UFRJ, por exemplo, a nota de corte do Enem 2022 foi de 780,77.

    ProUni

    O Programa Universidade para Todos é a iniciativa do governo federal para oferecer bolsas de estudo de 100% e 50% em faculdades particulares. Desde 2004, quando o ProUni começou, ele ajudou a formar milhões de estudantes Brasil afora. O programa é gratuito e também exige a participação na última edição do Enem.

    Os candidatos que tentarem vagas pelo SiSU também podem participar do ProUni; a única exigência é estar dentro dos requisitos. É preciso ser brasileiro, não ter diploma de ensino superior, ter tirado pelo menos 450 pontos de média no Exame e nota acima de zero na redação.

    Para tentar a bolsa integral, o candidato precisa comprovar renda per capita bruta mensal de até um salário mínimo e meio; já para a parcial, três salários mínimos.

    Além dessas exigências, é necessário se enquadrar em um dos seguintes critérios:

    • ter estudado pelo menos o último ano do ensino médio em colégio público;

    • ter estudado em escola da rede particular na condição de bolsista integral;

    • ter estudado parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em particular, como bolsista integral;

    • ser pessoa com deficiência.

    Professores da rede pública de ensino que atuarem no magistério da educação básica e integrantes de instituição pública podem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura sem que haja requisitos de renda.

    Por fim, o participante não pode concorrer a uma bolsa do ProUni se já estiver matriculado em uma instituição de ensino superior pública.

    Fies

    O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que auxilia o estudante de uma instituição particular a pagar seus estudos. Durante a graduação, o governo “paga” o valor total ou parcial da mensalidade do aluno. Somente após a formatura o participante começa a pagar o valor acumulado.

    Para se candidatar, o estudante precisa ter feito alguma prova do Enem a partir de 2010, alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas provas e mais de 400 pontos na redação.

    O Fies acontece duas vezes ao ano, geralmente após a divulgação do resultado do ProUni. Mas o aluno precisa ficar atento, já que o período de inscrição costuma ser curto – por volta de quatro dias.

    Foto: Arquivo AEN

    Comentários estão fechados.