Escolas chinesas têm que oferecer atividade física para prevenir miopia

Além disso, as escolas devem limitar a quantidade de dever de casa dos alunos e garantir que eles durmam o suficiente.

  • Foto: Reprodução / AFP

    O Ministério da Educação da China exigiu que as escolas primárias e secundárias assegurem que os alunos façam pelo menos duas horas de atividade física por dia, sendo uma hora dentro e outra fora da escola, para prevenir e controlar a miopia. A medida faz parte de um plano nacional que terá uma campanha de um mês em setembro, segundo uma circular do ministério.

    A normativa também recomenda que as escolas que tenham os recursos necessários ampliem o tempo diário de atividades ao ar livre dos alunos para duas horas, e que ajustem o uso de dispositivos eletrônicos no ensino de forma científica e razoável. Além disso, as escolas devem limitar a quantidade de dever de casa dos alunos e garantir que eles durmam o suficiente.

    O documento ainda orienta as escolas a estimularem os alunos a fazerem atividades ao ar livre nos intervalos da escola e a olharem para objetos distantes para melhorar a saúde dos olhos.

    O ministério destacou o papel fundamental dos jardins de infância na prevenção da miopia e a necessidade de controlar a sua incidência entre as crianças da pré-escola e do ensino primário.

    O texto também ressalta a importância dos pais na prevenção e no controle da miopia. Eles são incentivados a dar o exemplo, reduzindo o tempo de tela, aumentando as atividades ao ar livre e criando um ambiente familiar que favoreça a saúde dos olhos.

     

    Comentários estão fechados.