Campo Mourão proíbe soltura de fogos de artifício com estampidos; fogos sem barulhos podem ser usados

Quem descumprir a legislação estará sujeito a uma multa. No entanto, o valor ainda depende de regulamentação por decreto.

  • A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou e o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), sancionou a Lei N° 4388/22 que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido no município. Quem descumprir a legislação estará sujeito a uma multa. No entanto, o valor ainda depende de regulamentação por decreto.

    A lei determina a apreensão de instrumentos, petrechos ou equipamentos de qualquer natureza utilizados na infração e destruição dos produtos. De acordo com a lei, fogos sem barulhos, apenas com efeitos luminosos podem continuar sendo utilizados nas datas comemorativas.

    A vereadora Elvira Schen (Cidadania), voluntária da Associação Protetora dos Animais de Campo Mourão (PAIS), lembrou que esta era uma reivindicação antiga. Segundo ela, os barulhos de rojões prejudicam não somente os animais (cães), como também pessoas com espectro autista, idosos, entre outros.

    A vereadora relatou que tem sido comum ao longo dos anos, em Campo Mourão, registros de vários animais se ferirem ou até mesmo morrerem por barulhos causados por fogos, na cidade durante as festividades de fim de ano. “Além disso, há vários registros de animais que fogem de casa assustados”, comentou.

    *Informações Tribuna/Foto: Pexels

    Comentários estão fechados.