Mais de 28 mil casos de violência doméstica são registrados no Paraná

Números do Tribunal de Justiça (TJR-PR) mostram que, nos primeiros seis meses de 2022, mais de 20 mil medidas protetivas foram solicitadas com urgência no Paraná.

  • O Estado registrou mais de 28 mil casos de violência doméstica no primeiro semestre de 2022, segundo a Secretaria de Estado e Segurança Pública (Sesp).

    Nos primeiros seis meses de 2022 , números do Tribunal de Justiça (TJR-PR) mostram que mais de 20 mil medidas protetivas foram solicitadas com urgência no Paraná.

    Estágios de Violência 

    Para a promotora do MP-PR, Mariana Bazzo, a base da violência de gênero está no machismo. O instituto Maria da Penha cataloga três fases do ciclo de violência.

    • Aumento da tensão:  A primeira violência começa quando o agressor se irrita facilmente, com coisas consideradas pequenas, tendo acesso à raiva e humilhando a vítima.
    • Ato de violência: Depois da primeira etapa do ciclo, vem a violência contra a vítima, sendo ela física, moral, psicológica ou financeira.
    • Arrependimento: Na terceira fase do ciclo de violência doméstica, também conhecida como lua de mel, o agressor se arrepende e passa a tratar a vítima com carinho. No qual, confunde a vítima, pensando que o agressor pode mudar. Após isso, o ciclo se reinicia novamente, com maior tensão.

    *Com informações G1/ Foto: iStock/Getty Images

    Comentários estão fechados.