Justiça Eleitoral começa a convocar mesários para eleições de 2022

Nesta quarta-feira (1), a Justiça Eleitoral começa a fazer convocações dos mesários que vão trabalhar na eleição do primeiro turno.

  • Nesta quarta-feira (1), a Justiça Eleitoral começa a fazer convocações dos mesários que vão trabalhar na eleição do primeiro turno.
    Foto: Divulgação / TRE-PR

    As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro, com eventual segundo turno previsto para o dia 30 do mesmo mês. Começando hoje, 1º de junho, a Justiça Eleitoral já inicia a convocação dos mesários do primeiro turno.

    As listas dos mesários convocados para trabalhar nas eleições são de responsabilidade dos cartórios eleitorais.

    As pessoas convocadas aos trabalhos eleitorais recebem uma comunicação oficial da Justiça Eleitoral (carta de convocação), fisicamente (geralmente pelos correios) ou em formato eletrônico (geralmente pelo E-mail ou WhatsApp).

    Eleições em Maringá

    Na cidade de Maringá, há 130 locais de votação, com 935 seções. Com quatro mesários em cada seção, isso dá um total de 3740 mesários, só para atender as seções eleitorais.

    Contando com as equipes que trabalham nas escolas, na parte da administração, além das equipes que auxiliam na entrega dos vale-alimentação e dos demais materiais, estima-se que aproximadamente 4500 serão mobilizadas no dia da eleição.

    Benefícios

    O trabalho de mesário não é remunerado, mas quem realiza a função recebe uma série de benefícios, como:

    • Auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições;
    •  Direito a dois dias de folga no trabalho, havendo mais dois dias para quem participar do treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;
    • Direito à isenção de taxa de matrícula em diversos concursos públicos;
    • 30 horas de crédito na grade extracurricular, caso o mesário seja universitário e a instituição universitária em que estiver matriculado tiver convênio com o TRE local.

    A atuação como mesário também pode servir como critério de desempate em concursos públicos, caso haja essa previsão no edital.

    Voluntários

    Além das pessoas que são convocadas para trabalhar como mesários durante os dias de eleição, também é possível se voluntariar para exercer a função.

    As pessoas que se interessarem em servir nas eleições de outubro podem se informar na página da mesária e do mesário voluntário no Portal da Justiça Eleitoral e fazer a inscrição nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado. O cadastro também pode ser feito pelo e-Título.

    Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

    Comentários estão fechados.