Dia da Terra: O que a data representa?

O Dia da Terra, também conhecido como Dia Internacional da Mãe Terra, é comemorado hoje, no dia 22 de abril. Descubra mais sobre essa data.

  • O Dia da Terra, também conhecido como Dia Internacional da Mãe Terra, é comemorado hoje, no dia 22 de abril.

    O Dia da Terra foi comemorado pela primeira em 1970, após um derramamento de óleo em 1969 em Santa Bárbara, Califórnia. O evento foi criado pelo ativista ambiental e senador norte-americano Gaylord Nelson, e contou com a participação de cerca de 20 milhões de pessoas – aproximadamente 10% da população americana na época – que foram às ruas para protestar contra o derramamento de óleo, poluição e contaminação dos rios.

    Mas foi apenas em 2009 que as Nações Unidas declararam oficialmente que o Dia Internacional da Mãe Terra seria comemorado no dia 22 de abril de cada ano, se tornando um dia para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, celebrado todos os anos por quase 200 países.

    Desde então, o Dia da Terra reforça a importância de ações para salvar o planeta. Todo ano é escolhido um tema para essa data comemorativa. Para 2022, o tema é “Invista no nosso planeta”, um chamado para que todos – governos, empresas e indivíduos – façam a sua parte para investir na sustentabilidade, ações ecológicas e conservação do meio ambiente, tudo pelo bem da Terra.

    Mudanças climáticas

    Para divulgar o Dia da Terra, o Google está fazendo a sua parte: divulgando imagens reais do Google Earth, ilustrando as mudanças climáticas sofridas em diferentes partes do mundo com o passar dos anos.

    Uma delas mostra as imagens de uma geleira na Groelândia, comparando como era a situação no ano de 2000 com o ano de 2020. Veja a seguir:

    Doodle do Google mostra mudanças climáticas no decorrer dos anos / Foto: Google – Reprodução

    Ao longo do dia, outros Doodles serão divulgados pelo Google, com outras regiões que têm sofrido o impacto das mudanças climáticas.

    Segundo informações da Metsul Metereologia, um dos principais geradores de conteúdo de informação meteorológica, a Terra aqueceu cerca de 1°C desde meados do século 20 e quase 1,3°C desde o final do século 19 – um aumento considerável, acima do que era normal há alguns séculos. Hoje, as mudanças climáticas são consideradas um dos tópicos mais urgentes de nossa época.

    Comentários estão fechados.