Ainda dá tempo: jovens entre 16 e 18 anos tem até 4 de maio para fazer o título eleitoral

Dia 2 de outubro será o primeiro turno das eleições de 2022, e o segundo turno acontecerá dia 30 do mesmo mês.

  • Adolescentes que completam 16 anos até 2 de outubro têm prado até 4 de maio parar tirar o título de eleitor. Dia 2 de outubro será o primeiro turno das eleições, e o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês.

    Na última quarta-feira (16), os perfis do Twitter do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), de vários influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas participaram de um “tuitaço”  para conscientizar os jovens sobre a importância de tirar o título.

    De acordo com os dados do TSE, cerca de 6,8 mil tuítes sobre o tema foram feitos no dia. Além das atividades organizadas para a Semana do Jovem Eleitor 2022, artistas como Anitta, posteriormente, postaram tuítes incentivando o público adolescente a fazer o título.

    A fan-base BTSXBRAZIL, do grupo de K-Pop BTS, também no Twitter, participou do “tuitaço”. hashtag #TiraoTituloARMY foi criada pelos fãs, para incentivar os armys (nome dos fãs do grupo) dessa faixa-etária a tirar o título.

    O processo para tirar o título eleitoral pode ser feito de casa, pela internet. Para isso, é preciso digitalizar os seguintes documentos:

    • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).

    • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).

    • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).

    • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos)

    O processo presencialmente pode ser feito no Fórum Eleitoral. Em Maringá, fica na Av. Dr. Gastão Vidigal, n° 605 – Centro Cívico.

    No Portal do TSE, na aba “autoatendimento do eleitor” basta clicar na opção “título de eleitor”, onde existe um passo a passo com vídeo e explicações de como proceder. Clique aqui para conferir as explicações e o vídeo.

    Comentários estão fechados.