A primeira criança do Paraná, da faixa de 5 a 11 anos, a ser vacinada contra a covid-19 foi Isadora Libânio Despensieri, de 6 anos, que recebeu a dose na manhã deste sábado, 15, em Londrina, durante o início simbólico da proteção contra o coronavírus também para o público infantil. Com isto, o Paraná já está vacinando crianças de 5 a 11 anos contra a covid.
A vacinação de Isadora aconteceu em clima de festa, assistida por um batalhão de repórteres, a mãe e autoridades estaduais e municipais, entre elas o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.
“Estávamos esperando muito a vacina, pois eu sei que a vacina é uma maneira de proteger a Isadora. As crianças sofreram muito com a pandemia, sem entender o que está acontecendo. Então, nós sabemos da importância da vacinação” disse a mãe, Gisele Libânio.
- Relatório da Fiocruz confirma predominância davariante Ômicron e novos casos no Paraná
- Secretaria da Saúde distribui quase 200 mil testes rápidos para Covid-19 nesta sexta-feira
Na sexta-feira, 14, o Estado enviou o lote de 65.500 vacinas para as 22 Regionais de Saúde em menos de cinco horas. O quantitativo descentralizado representa cerca de 5% da população infantil do Estado, estimada em 1.075 milhão.
“Mais uma vez, o governador Ratinho Junior cumpriu aquilo que havia prometido. Em poucas horas do recebimento da vacina pelo Ministério da Saúde, já havíamos descentralizado o lote para todo o Estado” destacou. “A campanha seguirá acontecendo nos próximos meses. Temos mais de 1 milhão de crianças em todo o Paraná e esse é um passo importante para a proteção de todas” reforçou.
O secretário municipal de Saúde de Londrina Felippe Machado, elogiou a agilidade na distribuição das vacinas no Estado.
“Temos que ressaltar toda a logística em relação à distribuição de vacinas. Nenhum outro Estado se organizou como o Paraná. Agradeço ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Saúde Beto Preto para que pudéssemos iniciar a vacinação das crianças” frisou.
A vacinação seguirá diretrizes semelhantes às dos adultos, sendo iniciada por crianças com comorbidades e deficiência permanente, seguidas de indígenas e quilombolas, as que vivem em lares com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19 e, então, em ordem decrescente de idade, iniciando pelos 11 anos até chegar aos 5 anos.
Como as doses já chegaram a todos os municípios, no máximo até segunda-feira todo o Paraná já está vacinando crianças de 5 a 11 anos e em breve toda a população alvo para a imunização já estará atendido com todas as doses.
Veja também
Comentários estão fechados.