Sarandi vai castrar mais de 400 cães e gatos no fim de semana

As castrações objetivam evitar ninhadas indesejadas e que animais sejam abandonados

  • O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o CastraPet Paraná, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), junto com a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de Sarandi e entidades de protetores de animais, fará a castração de cerca de 420 cães e gatos de Sarandi neste sábado e domingo, 8 e 9. Sarandi vai castrar primordialmente animais em risco de abandono ou de produzir filhotes sem dono.

    No sábado os trabalhos começam às 9 horas no Ginásio de Esportes Tancredo Neves, no Centro da cidade, e no domingo às 8 horas. Não haverá qualquer custo para os proprietários dos animais.

    Foram disponibilizadas 321 vagas para animais de propriedade de aposentados com até 01 salário mínimo e famílias carentes, além das 100 vagas reservas para público geral, entidades e protetores independentes.

    O CastraPet Paraná busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. Asso, como Sarandi vai castrar mais de 400 animais neste sábado e domingo, o programa pretende que até final de 2022 a castração ocorra em 60% dos municípios paranaenses.

    O Programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono, evitando ninhadas indesejáveis, e quanto à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.

    O primeiro ciclo, o programa atendeu 15 mil animais em 45 municípios, com investimento de R$ 2,4 milhões, oriundo de emendas parlamentares. Nesse segundo ciclo, que se iniciou em junho de 2021, serão investidos R$ 2,5 milhões, do Fundo Estadual do Meio Ambiente e de emendas parlamentares, para beneficiar 80 municípios. 

    castração
    É importante que o animal tenha tomado todas as vacinas, o que pode reduzir o risco de contaminação no ambiente hospitalar      Foto: Sedest

    Quando seu cão ou gato deve ser castrado?

    Todos os cães e gatos podem ser castrados. No entanto, o período indicado para fazer a castração é bastante relativo. Depende, entre outros fatores, da maturação hormonal e do porte do Pet.

    Em alguns casos, a castração pode ser feita ainda na fase de filhotes. Contudo, é interessante que o seu cão ou o gato já tenha tomado todas as vacinas. Este cuidado visa reduzir o risco de contaminação no ambiente hospitalar.

    Buscar orientação do médico veterinário de confiança sobre o seu caso é a melhor estratégia.

     

    Veja também

    Comentários estão fechados.