Quase metade das cidades do Paraná não tem mortes por covid-19 há um mês

  • Demonstrando o resultado efetivo da vacinação contra a covid-19, que já atendeu mais de 80% da população adulta com pelo menos a primeira dose, um levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Estado apontou que 184 municípios do Paraná não registram óbitos por covid há pelo menos 30 dias. O número representa que há um mês 46% das 399 cidades paranaenses não tem mortes por covid-19.

    Dos 184 municípios, 64 municípios não registram mortes em decorrência da doença há 60 dias, sendo que 17 cidades estão há mais de 100 dias sem óbitos. “Conforme a vacinação contra o coronavírus avança, diversos indicadores têm demonstrado a efetividade da imunização, seja na diminuição de óbitos ou na redução no número de internamentos e taxa de ocupação de leitos. Vacinas salvam vidas e os números provam isso”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

    Vacinômetro nacional registra até esta sexta-feira (20) 9.676.145 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas no Paraná – 6.836.083 primeiras doses, 2.527.240 segundas doses e 312.822 doses únicas. A estimativa do Ministério da Saúde é que o Estado tenha 8.720.953 pessoas acima de 18 anos, público que está sendo atendido neste momento. Entre primeiras doses e doses únicas, o Paraná já aplicou 7.148.905 vacinas, atingindo até agora 81,9% da população adulta.

    A meta do Governo do Estado era vacinar 80% deste público até o final deste mês, índice que foi alcançado com duas semanas de antecência, na terça-feira (17). “Conseguimos superar nossa meta, adiantando em duas semanas a vacinação de mais de 80% da população adulta e, agora, trabalhamos com um prazo otimista de atingir 100% até o fim de setembro. Essa meta pode, com o envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde, ser adiantada, sem nenhuma dificuldade”, explicou Beto Preto.

    RECONHECIMENTO – O secretário destacou o esforço das equipes municipais para acelerar a vacinação em todo o Estado. Segundo ele, é por este trabalho na vacinação que quase metade dos municípios não tem mortes por covid-19 há tanto tempo.  “Em nome do governador Ratinho Junior, eu parabenizo e agradeço pelo trabalho desempenhado nos 399 municípios. O Paraná é um só, todas as ações do Governo do Estado são direcionadas para cada uma das cidades, e não há dúvidas que os municípios têm feito sua parte. Pedimos que continuem e avancem ainda mais, de domingo a domingo, para que possamos, enfim, vencer esta guerra contra o vírus”.

    Confira os dados por município (por data de ocorrência do óbito).

    Comentários estão fechados.