Com dobradinha maringaense, Brasil encerra sua melhor participação na história do Parapan

Competição disputada em Santiago, no Chile, foi encerrada nesse fim de semana, com 343 medalhas de competidores brasileiros. As maringaenses Beatriz e Débora Carneiro levaram um ouro e uma prata na decisão do 100m peito na natação. 

  • Competição disputada em Santiago, no Chile, foi encerrada nesse fim de semana, com 343 medalhas de competidores brasileiros. As maringaenses Beatriz e Débora Carneiro levaram um ouro e uma prata na decisão do 100m peito na natação. 

    Por Victor Ramalho

    Encerrado neste fim de semana, os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, marcaram a melhor participação do Brasil na história do torneio. Ao todo, os atletas brasileiros conquistaram 343 medalhas, sendo 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.

    Com os resultados, o Brasil terminou a competição na liderança do quadro geral de medalhas, ficando à frente dos Estados Unidos, potência na modalidade, 166 pódios. A Colômbia ficou em 3º lugar, com 161 medalhas conquistadas.

    E entre os medalhistas do país, há uma famosa dupla maringaense. As irmãs Débora e Beatriz Carneiro, que ganharam no meio olímpico o carinhoso apelido de “gêmeas da natação”, dividiram o pódio na decisão dos 100m peito na categoria SB14 (para atletas com algum nível de deficiência intelectual).

    Beatriz, que ficou com o ouro, fechou a prova com 1min14s58, estabelecendo um novo recorde da modalidade no Parapan. Débora ficou com a prata, com um tempo de 1min15s02. As duas  irmãs já haviam feito uma ‘dobradinha’ parecida no Jogos Parapan de Lima, no Peru, em 2019.

    Na ocasião, também na decisão dos 100m peito na categoria SB14, Débora ficou com o ouro enquanto a irmã, Beatriz, ficou com a prata.

    Ao todo, a dupla conquistou 4 medalhas no Parapan de Santiago. Na decisão dos 200m Medley, Débora ficou com a prata, enquanto Beatriz levou o bronze.

    Foto: Douglas Magno/Comitê Olímpico Brasileiro

    Comentários estão fechados.