1,2 mil ciclistas virão de 87 cidades e cinco estados para participar do Evento de Ciclismo “Rota das Catedrais”
Foto: CRCOM
A “Rota das Catedrais” acontecerá nesse sábado (21), reunindo mais de mil ciclistas numa rota de 120 quilômetros entre Londrina e Maringá. Essa é a 4ª edição do evento.
A largada será na Catedral Metropolitana de Londrina às 7 horas, rumo à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, em Maringá. Dos 120 km, 30 km são espaços urbanos e 90 km rurais entre morros, vales, trilhas e subidas de tirar o fôlego, além de fazendas históricas e vilarejos. Nesse trajeto, os participantes interagem com oito igrejinhas pelo caminho construídas nos tempos da colonização do norte do Paraná.
“A sensação é de pedalar pela história. Entre as duas catedrais que marcam o início e o final da Rota, em Londrina e Maringá, estão sete pequenas igrejas localizadas em comunidades históricas. Em todas elas existirão os pontos de apoio para que os participantes possam sentir de perto a vivência dos colonizadores e apreciar toda a beleza da região”, afirma Peterson Oliveira, realizador do evento.
O participante da Rota das Catedrais, Francisco Piculli, conta que começou a pedalar no final de 2019, junto da esposa. Segundo ele, o interesse e a prática de ciclismo os ajudou bastante a cuidar da saúde física e mental nos primeiros anos da pandemia.
O atleta explica que superar os próprios desafios é o que motiva ele e a esposa a pedalarem e participarem de eventos como a Rota das Catedrais.
Mesmo com os desafios da rotina e da paternidade recente, já que Francisco e a esposa tem uma filha recém nascida, ele afirma que tem treinado para a prova em rotas já conhecidas, e mantido o pensamento positivo.
A chegada dos ciclistas em Maringá está prevista para acontecer até às 17h30. No local será montada uma estrutura para receber os atletas e seus familiares, com atrativos para as crianças, espaço com massagem, fisioterapia e equipe de enfermagem, espaço gastronômico e tendas de empresas parceiras.
Segundo os organizadores do evento, a previsão é movimentar mais de R$ 300 mil entre hospedagens, transporte, alimentação, entretenimento e varejo.
As inscrições para participação da Rota das Catedrais estavam disponíveis no site Ticket Sports, mas já foram esgotadas.
FILANTROPIA
Para cada inscrição na Rota das Catedrais, será doado um porcentual para o Hospital do Câncer de Londrina (HCL), uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e especializada no tratamento oncológico. A entidade é referência para 166 municípios no Estado do Paraná e o décimo no Brasil em apoio e tratamento a doentes de câncer.
SERVIÇO
Rota das Catedrais: 21 de maio de 2022 (sábado).
Local Largada/Concentração: Catedral Metropolitana de Londrina/PR
Horário Concentração: 5h30
Horário Largada: 7h
Local Chegada/Arena: Estacionamento da Catedral de Maringá/PR
Horário final para receber os participantes na Arena do Evento em Maringá: até às 17h30
Edição anterior
A 3ª Edição da Rota das Catedrais foi realizada no dia 15 de junho de 2019, e reuniu 660 ciclistas de mais de 60 cidades do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O percurso também era de 120 quilômetros entre Maringá e Londrina, com 90 quilômetros em estradas rurais.
Comentários estão fechados.