10 de fevereiro, Dia do Atleta Profissional

O esporte passou a ser considerado profissão em março de 1998.

  • Imagem: Freepik

    Hoje, dia 1o de fevereiro, comemora-se o Dia do Atleta Profissional. Foi com a lei nº 9.615, aprovada em 24 de março de 1998, que o esporte passou a ser considerado uma prática profissional.

    A prática de esportes existe há muitos anos, desde os eventos que aconteciam na Grécia Antiga, como forma de homenagear o deus grego Zeus. Assim como as Olímpiadas, que são realizadas a cada quatro anos e contam com diversas modalidades e atletas de todo o mundo, as Paralimpíadas também acontecem a cada quatro anos.

    Os Jogos Paralímpicos de Verão 2020, aconteceram em Tóquio, entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. A cidade de Maringá foi representada pelas irmãs gêmeas Débora e Beatriz Carneiro, conhecidas como as “gêmeas da natação”, e pela judoca Meg Emmerich.

    As gêmeas da natação Débora e Beatriz em Tóquio

     

    Meg Emmerich com sua medalha de bronze

    Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, a cidade conta com 15 centros esportivos além da Vila Olímpica. Os centros esportivos tem como objetivo influenciar a prática de esportes por todos os cidadãos, incluindo toda a comunidade em programas e projetos esportivos, de recreação e lazer.

    Comentários estão fechados.