Grupo Studium Musicae apresenta concerto gratuito em Maringá no sábado (20)

O repertório reúne canções tradicionais de regiões ligadas às antigas Rotas da Seda, passando por culturas do Oriente e do Ocidente.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O grupo curitibano Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica se apresenta em Maringá no próximo sábado (20), com o concerto “Rotas da Seda: a música do mundo”. A apresentação será no Teatro Calil Haddad, às 19h, com entrada gratuita.

    O repertório reúne canções tradicionais de regiões ligadas às antigas Rotas da Seda, passando por culturas do Oriente e do Ocidente. A proposta é oferecer ao público uma “viagem sonora” por diferentes épocas, idiomas e instrumentos. Além da música europeia medieval e renascentista, o grupo incorporou ao programa composições orientais, como músicas chinesas e japonesas antigas.

    A turnê, viabilizada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), com incentivo da Copel, já passou por cidades como Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Cascavel. Em Maringá, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura.

    Segundo Álvaro Collaço, idealizador e produtor da turnê, o público tem se mostrado curioso e interessado:

    “As pessoas ficam maravilhadas com os instrumentos diferentes e no final do concerto vão até o palco para ver de perto. A reação da plateia está sendo de descoberta dessa música antiga”, relata.

    O Studium Musicae é um dos grupos pioneiros em música antiga no Brasil. Surgiu nos anos 1980 em Curitiba, onde teve papel fundamental na divulgação da música medieval e renascentista. Foi o primeiro conjunto brasileiro a gravar um disco totalmente dedicado ao repertório medieval.

    Após uma pausa de quase três décadas, o grupo retomou as atividades em 2022 com novos integrantes e direção compartilhada por Flávio Stein e Plínio Silva, músicos que participaram da formação original. Também integram o grupo os músicos Norberto Pavelec, Júlio Cesar Coelho, Daniele Oliveira, Márcia Kaiser, Fábio Mazzon (percussão) e Mateus Sokolowski, que entrou em 2024.

    A trajetória do grupo também é tema do documentário “Música Inesperada”, dirigido por Neni Glock, lançado em abril deste ano.


    Serviço

    Concerto: Studium Musicae – “Rotas da Seda: A Música do Mundo”

    Data: 20 de julho (sábado)

    Horário: 19h

    Local: Teatro Calil Haddad – Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04, Maringá

    Entrada gratuita

    Comentários estão fechados.