Tempo estimado de leitura: 5 minutos
A Corpo Intensa estreia, no próximo dia 10 de julho, o espetáculo de dança “Gravidade”, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. A temporada contará com cinco apresentações gratuitas, que acontecem nos dias 10, 11, 12, 14 e 15 de julho, sempre às 20h, no Teatro Reviver Magó. No dia 13 de julho às 16h, o grupo realiza uma ação com apresentação e oficina ao ar livre no Parque Alfredo Werner Nyffeller (Parque Buracão). A classificação indicativa é livre e conta com acessibilidade em audiodescrição (dias 14 e 15 de julho).
“Gravidade” surge como uma potente investigação cênica que transita entre dança contemporânea, música ao vivo e teoria astrológica. O projeto é dirigido por Ana Clara Poltronieri, sob a coordenação e co-direção de Patrick Mazefe e produção executiva de Isa Stresser.
Dividido em oito cenas: Sol, Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Lua, o espetáculo se desenvolve por meio de improvisações guiadas e pesquisas sobre a presença cênica, tendo como referência a Técnica Klauss Vianna, conhecida por valorizar a consciência corporal e o movimento autêntico. Cada cena é uma investigação singular sobre as características representativas dos planetas, desenvolvendo partituras coreográficas que emergem dos corpos em movimento.
“A gravidade provoca encontros, separações e quedas, onde cada gesto carrega o peso de sua própria trajetória. Os bailarinos não apenas dançam, mas se lançam em um jogo de altitudes e intensidades, experimentando a sensação de ser tanto o centro quanto o objeto em queda, em um movimento contínuo de atração e resistência”, comenta a diretora Ana Clara Poltronieri.
No palco, Franciely Germano, Higor Kuroi, Iraquitan Fagundes, Isa Stresser e Patrick Mazefe exploram, por meio da improvisação e da composição coreográfica, os arquétipos astrológicos dos planetas descritos na teoria de Kepler. Essa mesma base conceitual inspira a trilha sonora original, criada e executada ao vivo por Adilson Filho, Cauana Russo (que também assina a direção musical) e Renan Moreira.
“Gravidade é um projeto que mescla linguagens, com uma trilha sonora de jazz ao vivo, um jazz que incorpora nuances do eletrônico, estilo musical presente na história da Corpo Intensa. É sobre o reagir do corpo a diferentes estímulos: mais tensão, mais leveza, mais fluidez”, afirma o co-diretor Patrick Mazefe.
Na concepção dos figurinos para o espetáculo, o figurinista Jô Serbai optou por uma abordagem que se distancia do conceito astronômico que permeia o projeto. Observando a movimentação dos intérpretes e explorando as ideias de tração e tônus, características inerentes à dança, Serbai percebeu uma sensação rítmica, pontual e linear emergindo do corpo em movimento. Essa percepção o levou a buscar inspiração nos princípios de linha, ponto e plano de Kandinsky. As ideias foram traduzidas para o figurino de forma bidimensional, com a aplicação de linhas e pontos que se alteram conforme os dançarinos se deslocam, divergindo e convergindo. Dessa forma, o corpo dos bailarinos cria planos no espaço, demarcando e potencializando a força e a dinâmica dos movimentos coreográficos.
“Esse espetáculo é um convite para que o público se permita ser levado por todas as imagens que criaremos no palco. É sobre se deixar cativar pelos movimentos que nascem ali, naquele instante, naquele espaço” enfatiza a produtora executiva Isa Stresser.
“Gravidade” funde corpo, som e simbolismo astral para criar uma experiência cênica sensorial, que convida o público a refletir sobre as forças invisíveis que regem os movimentos.
Serviço
Espetáculo “GRAVIDADE”
10,11,12 de julho – 20h – Teatro Reviver Magó
13 de julho – 16h – Parque Alfredo Werner Nyffeller (Parque Buracão) – Apresentação e oficina “Convite ao Movimento”
14,15 de julho – 20h – Teatro Reviver Magó – Acessível com audiodescrição
Entrada gratuita – Ingressos serão entregues uma hora antes, diretamente na bilheteria do teatro.
Classificação indicativa: livre
Ficha Técnica
Direção e Coreografia: Ana Clara Poltronieri
Direção Musical: Cauana Russo
Co-direção e Coordenação: Patrick Mazefe
Produção Executiva: Isabela Stresser
Intérpretes: Higor Kuroi, Iraquitan Fagundes, Franciely Germano, Isabela Stresser e Patrick Mazefe
Músicos: Adilson de Giuli Filho, Cauana Russo e Renan Moreira.
Figurino: Jô Serbai
Assistente de Figurino: Gabriela Clarita
Cenografia: Dan Pines
Iluminação: Vanderlei Bachega Junior
Produtor e Designer Gráfico: John Ferreira
Foto e Vídeo: Andressa Miranda e Vitor Sartorelli
Assessoria de Imprensa: Fernando Souza / Maringaense Cultural
Audiodescrição: Alan Gaitarosso
O projeto é realizado com verba de incentivo à cultura Lei municipal de Maringá, nº11200/2020 Prêmio Aniceto Matti
Comentários estão fechados.