‘Ruth’, curta-metragem rodado em Sarandi, é selecionado para mais um festival de cinema

Gravado integralmente em Sarandi, ‘Ruth’ acompanha a jornada emocional de um viúvo, explorando as dores do luto e como a perda o afeta.

  • O sofrimento de um homem após a perda da esposa resume o enredo de ‘Ruth’, curta-metragem que mergulha no drama para expor dores e mágoas, de maneira sensível e intimista, avançando para as experiências sobrenaturais do personagem. O filme é resultado de parceria entre produtoras Cenatrupe e Autoral Mídia de Sarandi e Marialva, com roteiro e de Elaine Teleken, que também atua na produção.

    ‘Ruth’ foi exibido em dezembro de 2023 no 1º Festival de São Bernardo do Campo, após seleção que envolveu 1,5 mil inscritos. Agora, a equipe técnica se prepara para estar em Goiânia entre os dias 15 e 19 de maio para participar do 1º Festival de Cinema Feminino Pode Ponto Cine, que se propõe refletir sobre ‘questões de gênero, tentando promover o intercâmbio entre a produção brasileira e estrangeira’

    “Para nós que somos do interior do Paraná, estas conquistas a nível nacional são ouro, pois revelam que estamos no caminho certo. É uma confirmação de que nossa gente também pode fazer cinema”, diz Elaine Teleken, que além de assinar o roteiro, também atuou e produziu o curta-metragem, dirigido por Sandhers Henrique, responsável também pela captação de imagens e edição.

    Gravado integralmente em Sarandi, ‘Ruth’ acompanha a jornada emocional de um viúvo, explorando as dores do luto e como a perda o afeta. “A narrativa tece a história de um homem atormentado pela ausência de sua amada esposa, Ruth, e como ele navega pelas lembranças e ilusões que ela deixa para trás”, afirma o diretor Sandhers Henrique. Nesse contexto de sofrimento, surgem experiência sobrenaturais.

    Os realizadores explicam que a paleta de cores do curta-metragem é propositalmente vintage, evocando as produções dos anos 1960, e assim valorizando o roteiro ambientado nesta década. Isso explica a atmosfera pesada e a fotografia escura, que se aproveita do estilo noir para reforçar a proposta vintage. A câmera é um elemento narrativo em si mesma, guiando o público através de movimentos fluídos e planos. Atualmente a equipe possui 14 integrantes e está desenvolvendo um novo curta metragem intitulado “Cartas do passado” este com verbas da Lei Paulo Gustavo.

    Ruth se encontra disponível no link: https://youtu.be/E3EA5FBb59I?si=23HZlmzY3TrdTozW

    FICHA TÉCNICA

    ‘Ruth’ é uma produção Cenatrupe e Autoral Mídia.

    Elaine Teleken – Produtora, Roteirista e Atriz.

    Sandhers Henrique – Diretor, Operador de Câmera e Editor

    Cida Araújo – Operadora de Som

    Gustavo Simão – Ator

    Apollo Delarosa – Ator

    Alexandre Guma – Responsável pela Mixagem e Sonorização

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.