Última temporada do The Voice Brasil: Globo encerra reality musical após 11 anos

Compartilhar

Foto: Reprodução / TV Globo

O The Voice Brasil vai chegar ao fim na Globo. A emissora anunciou que a 12ª temporada do reality musical, prevista para o segundo semestre de 2023, será a última. A apresentação ficará a cargo de Fátima Bernardes. O programa, que estreou no Brasil em 2012, sofreu com a queda de audiência e de repercussão nos últimos anos. A decisão foi comunicada ao mercado publicitário em um pacote comercial que oferece cotas de patrocínio para a temporada final da atração. “Em 2023, o programa retorna para a sua 12ª e última temporada. Com origem na Holanda, em 2010, a franquia se espalhou pelo mundo e conquistou o coração de todos. Depois de 11 temporadas, a versão brasileira retorna para sua temporada final”, diz o documento.

Segundo fontes, havia uma ala na emissora que já considerava o The Voice Brasil um programa desgastado desde 2021.

Em 2020, a média da temporada do reality perdeu para A Fazenda 12, da Record, apresentada por Marcos Mion. Em 2022, a estreia com Fátima Bernardes marcou apenas 15 pontos de audiência na Grande São Paulo, o pior resultado desde 2013. Cada ponto equivale a 207 mil indivíduos na capital paulista.O The Voice Brasil teve 22 edições desde que chegou à TV brasileira. Além das 11 temporadas tradicionais, foram oito do The Voice Kids e duas do The Voice+, com cantores idosos. Em 2023, além da versão final do reality musical, o The Voice Kids foi exibido no primeiro semestre. Já o The Voice+ foi cancelado.

Outro fator que pesou foi o baixo interesse comercial da edição tradicional de 2022 e da versão infantil deste ano. Mesmo com Fátima, o The Voice 2022 teve apenas dois patrocinadores, número considerado baixo para os padrões da Globo. O The Voice Kids teve apenas um, bem abaixo do que conseguiu em anos anteriores.


Compartilhar