Elon Musk critica trabalho remoto e planeja focar mais na Tesla

Musk foi além, classificando essa atitude dos trabalhadores como moralmente errada e prejudicial à produtividade.

  • Foto: Reprodução / Angela Weiss / AFP

    O empresário bilionário Elon Musk, conhecido por ser o dono da Tesla e do Twitter, expressou duras críticas ao modelo de trabalho remoto. Em uma entrevista transmitida pela rede americana CNBC após a assembleia geral de acionistas da Tesla, Musk criticou aqueles que defendem o trabalho em casa, afirmando que é um absurdo que eles queiram que todo mundo vá trabalhar, incluindo operários de fábrica e chefs de restaurantes, enquanto eles mesmos evitam essa prática.

    Musk foi além, classificando essa atitude dos trabalhadores como moralmente errada e prejudicial à produtividade. Ele também revelou que só tira dois ou três dias de férias por ano, ressaltando sua dedicação ao trabalho.

    Vale lembrar que em junho de 2022, o CEO da Tesla já havia pedido aos funcionários que retornassem ao escritório ou deixassem a empresa. Na ocasião, ele afirmou que qualquer pessoa que optasse por fazer trabalho remoto deveria estar no escritório por, no mínimo, 40 horas por semana.

    Na mesma entrevista, Elon Musk defendeu suas decisões no Twitter, plataforma que adquiriu no ano anterior. Ele mencionou que em breve passará mais tempo focado na Tesla e prometeu o lançamento de novos automóveis totalmente autônomos até o próximo ano.

    Questionado sobre suas postagens polêmicas e provocativas no Twitter, Musk afirmou que dirá o que quiser, mesmo que isso acarrete perda de dinheiro. Ele mencionou um tweet anterior no qual acusou o investidor George Soros de “odiar a humanidade”. Desde que Musk adquiriu o Twitter, vários anunciantes deixaram a plataforma devido à flexibilização da moderação de conteúdo e ao retorno de figuras banidas, como o ex-presidente Donald Trump.

    Além disso, Musk defendeu as recentes demissões em massa no Twitter, justificando que eram necessárias para atingir o equilíbrio. Recentemente, ele nomeou Linda Yaccarino, uma figura proeminente da mídia e publicidade nos Estados Unidos, como CEO do Twitter. Musk continuará responsável pela tecnologia da rede social, mas pretende dedicar mais tempo à Tesla, especialmente no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) nos veículos elétricos.

    O empresário expressou confiança no futuro da Tesla, prevendo que a empresa terá um momento “ChatGPT”, referindo-se ao programa de IA adotado por milhões de pessoas em todo o mundo. Ele afirmou que, em breve, três milhões de carros poderão andar sem ninguém ao volante, graças à IA e a uma simples atualização remota do computador de bordo.

    Confira

    Comentários estão fechados.