25 de maio, Dia Mundial do Orgulho Nerd

O colunista da Geek Post, Gustavo Neme, explica a origem do Dia Mundial do Orgulho Nerd e porque o dia é chamado também de “dia da toalha”.

  • Vida Longa e próspera! 

    E hoje é o dia ideal para falarmos isso, afinal nesta data querida é considerado o “Dia do orgulho Nerd”, então, feliz dia do orgulho nerd!

    Mas porque é comemorado esse dia? Bom, não faz muito tempo que gostar de Star Wars, Star Trek, animes, jogos, quadrinhos e coisas que hoje são de cultura pop era motivo de chacota.

    Sabe aquela: “ahh mas na minha época era melhor”, bom para nós nerds não era não. Veja bem, além de sermos ridicularizados por nossos gostos, era tudo muito difícil, não tínhamos onde assistir o que gostávamos, a não ser alugar Star Wars ou Star Trek em VHS na sexta para devolver na segunda, não tínhamos serviços de streaming com trocentas coisas Nerds, era chegar em casa cedo pra ver a programação da Manchete, e posteriormente acordar cedo pra ver TV globinho e só.

    Funny young man (nerd) with finger up has an idea.

    Não existia essa gama de produtos Nerds como hoje em dia, me lembro da primeira camiseta dos Cavaleiros dos Zodíaco que consegui, fui na liberdade em São Paulo e fizeram uma camiseta horrível com um quadrado na frente do Seiya em péssima qualidade e fiquei dando pulos de alegria, e tenho guardada ela no plástico até hoje por que não tive coragem de usá-la, hoje em dia qualquer loja vende tudo que é da cultura Nerd, de camisetas a cuecas.

    Felizmente caiu por terra esse preconceito que se tinha da galera Nerd, hoje inclusive está na moda essa cultura, em tudo que é lugar vemos identidade visual Geek, não é mais incomum alguém usando uma camiseta do Mestre Yoda e conversando sobre o último episódio de One Piece por exemplo.

    A ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO ORGULHO NERD – O DIA DA TOALHA

    Hoje é comemorado no mundo todo o dia do orgulho nerd justamente para lembrarmos dos dias de luta de outrora, antes dessa cultura riquíssima se difundir como vemos hoje, mas por que esse dia e qual é a da toalha?

    Nesta data celebramos 2 grandes marcos da cultura Nerd: O início da jornada do mestre Luke Skywalker, com o lançamento do Star Wars: Uma Nova Esperança e o legado de Douglas Adams, escritor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma saga sci-fi Nerd que ganhou o mundo com sua “trilogia de 5 livros”.

    Tá, mas e a TOALHA? De acordo com o Guia do Mochileiro das Galáxias a toalha é descrita como algo fundamental para qualquer mochileiro espacial e tem várias utilidades, e aqui vou colocar a citação do livro, porque, se você não conhece o guia, deve ler ao menos esse pedacinho, e se conhece, é bom reler ele na data de hoje:

    “você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. 

    Porém, o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.”

    Por conta desta citação, que mistura ficção e humor, os fãs resolveram homenagear o escritor inglês que faleceu 2 semanas antes do dia do Orgulho Nerd e usar como símbolo desta data a toalha.

    Um dos grandes dias do “Dia da toalha” foi em 2005 quando na cidade de Innsbruck, na Áustria (cidade que serviu de inspiração para sua história) foram colocadas toalhas vermelhas em postes da rua com a frase “não entre em pânico” a mais famosa citação do autor.

    Neste dia de homenagem aos mestres que fizeram deste mundo um lugar melhor queria desejar um Chu’Datlvjaj (feliz dia do orgulho nerd em Klingon) e é claro: Que a força esteja com vocês! 

    Gosta da cultura nerd? Então clique AQUI e acesse outras matérias da coluna semanal Geek Post.

    Comentários estão fechados.