Governo do Paraná decreta a nomeação de mais 21 docentes para a UEM

Os professores foram aprovados no concurso público realizado em 2023 e devem tomar posse no dia 6 de junho.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Na última semana, três decretos – 10.042, 10.043 e 10.044 – assinados pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, concederam a nomeação de 21 docentes para a carreira do magistério público do ensino superior. Os professores foram aprovados no concurso público para a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizado em 2023.

    Os pedidos de nomeações foram encaminhados em lotes separados devido a recursos interpostos por candidatos ao Conselho Universitário (COU) e à solicitação de ampliação de vagas. De acordo com a Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), outras 15 nomeações estão previstas para os próximos dias.

    O reitor da UEM, Leandro Vanalli, ressaltou que a nomeação soma ainda mais ao número histórico de profissionais empossados em 2025. “As 21 nomeações, somadas aos 116 professores e 23 técnicos administrativos que assumiram em março deste ano, são fruto de uma política pública do Estado, através do governador Ratinho Junior, que está promovendo a recomposição do quadro da UEM, garantindo que o reitor possa abrir concursos sem necessidade de aval governamental em casos de exoneração, aposentadoria ou falecimento. Estão autorizadas mais de 270 vagas para docentes e cerca de 100 para agentes universitários, sem necessidade de nova autorização. Agora, esperamos que os concursos públicos ocorram regularmente, garantindo a recomposição do quadro da nossa universidade.”

    Docentes por Centro 

    Dos 21 profissionais, nove foram nomeados para o Centro de Tecnologia (CTC), por meio do Decreto nº 10.042/2025; oito para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), pelo Decreto nº 10.043/2025; e quatro para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), pelo Decreto nº 10.044/2025. Os recém-nomeados serão convocados para tomar posse e entrar em exercício no dia 6 de junho, na sala do COU.

    Comentários estão fechados.