Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta segunda-feira, 26, no Teatro Calil Haddad, o encerramento do programa formativo Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI).
A iniciativa foi estruturada de forma articulada entre a Seduc e o Ministério da Educação e promoveu a formação de cerca de 300 profissionais que atuam na educação infantil.
O evento de encerramento contou com palestra da doutora em educação e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cassiana Magalhães. Durante todo o programa de formação, os professores de turmas do infantil 4 e 5 participaram de oito capacitações sobre temas relacionados à leitura, escrita, gêneros textuais, interação e outros temas. O LEEI faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.

O prefeito Silvio Barros participou do evento e reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede municipal de ensino. “Para trabalhar com alfabetização tem que gostar. Se não for aquilo que mexe com seu coração, que dê prazer, não vai funcionar. Se a pessoa gosta, então seguramente o desempenho vai ser melhor.”
O secretário de Educação, Fernando Brambilla, destacou que a capacitação fortaleceu o compromisso do município com a garantia da qualidade da aprendizagem. “Fortalecer a formação continuada contribui diretamente para a qualidade da educação ofertada para nossas crianças. Com o LEEI, podemos avançar com melhorias nos índices de alfabetização na educação infantil”, disse.
O programa de formação do LEEI foi realizado de forma articulada entre a Secretaria de Educação e o MEC. Inicialmente, formadores locais participaram de 12 meses de formação nacional, ofertada pelo MEC em parceria com instituições.
Os formadores replicaram os conteúdos aos professores da rede municipal ao longo de 10 meses, com formações mensais, encontros presenciais e atividades práticas. Uma das ações incluiu uma visita à Bebeteca do Pai Quinha, em Mandaguari, que desenvolve papel importante no incentivo à leitura na primeira infância.
Comentários estão fechados.