Crise da gripe aviária reforça importância da Zootecnia, que completa 50 anos na UEM

A programação celebra trajetória do curso com palestras, homenagens, debates e presenças ilustres das Ciências Agrárias.

  • Tempo estimado de leitura: 6 minutos

    O curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), um dos pioneiros no Brasil, completa 50 anos e celebra a data com uma extensa programação. De 19 a 24 de maio, a instituição celebrará seu Jubileu de Ouro, sediando a II Reunião Estadual de Ensino de Zootecnia do Paraná, na segunda-feira (19).

    As atividades continuarão, de terça a sexta-feira, com um evento alusivo aos 50 anos da Zootecnia Paranaense, que reunirá representantes de diversas universidades do estado, profissionais renomados e autoridades do setor. 

    O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destaca que o curso de Zootecnia expressa com clareza a missão institucional da universidade em contribuir com o desenvolvimento do Paraná, um estado com forte vocação agrícola. “Celebrar os 50 anos da Zootecnia é reconhecer uma trajetória de excelência acadêmica e compromisso com a sociedade. Ao longo dessas cinco décadas, o curso tem gerado conhecimento, inovação e profissionais que fortalecem o agronegócio e impulsionam o progresso do estado”, afirma.

    Para o chefe do Departamento de Zootecnia (DZO), professor Castilha, o evento representa “uma oportunidade de resgatar a história, valorizar os pioneiros e projetar o futuro da Zootecnia no Paraná e no Brasil”.

    As atividades começam na segunda-feira (19), às 8h, com café da manhã e credenciamento dos inscritos e convidados. A cerimônia de abertura está marcada para às 9h, com participação do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Em seguida, o CEO da startup RICMA Metaverso, Ricardo Matiello, ministra a palestra de abertura sobre “Inteligência Artificial no Ensino de Ciências Agrárias”. Na sequência, Beatriz Poletto, gestora de projetos do Sebrae de Maringá, abordará o tema “Empreendedorismo Inovador em Ciências Agrárias”. 

    O primeiro dia contará ainda com apresentações sobre os principais desafios e inovações na formação de zootecnistas nas universidades paranaenses, seguidas de uma mesa-redonda com coordenadores de curso. Também está prevista uma sessão especial em homenagem aos professores que, ao longo de cinco décadas, contribuíram para a consolidação da graduação e da pós-graduação em Zootecnia na UEM. 

    Na terça-feira (20), o destaque será a presença do professor e pesquisador Basílio Baccarin, Doutor Honoris Causa pela UEM. Considerado um dos principais nomes na história da universidade, Baccarin teve papel decisivo na criação da instituição e de cursos fundamentais como Zootecnia, Agronomia e Farmácia e Bioquímica.

    Diversas autoridades confirmaram presença no evento, entre elas, o presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), Marinaldo Divino Ribeiro; o presidente do CRMV-PR, Adolfo Yoshiaki Sasaki; e o presidente do Sindicato dos Zootecnistas do Paraná (Sinzoopar), Celso Vedam. Ribeiro fará a palestra magna intitulada “A era de ouro da Zootecnia no Brasil”; Vedam discorrerá  sobre “A importância do profissional zootecnista para o agronegócio”; e Sasaki irá falar sobre atuação legítima do profissional  zootecnista no  Paraná  e no  Brasil.

    Outro momento esperado é o depoimento do zootecnista Hugo Fernando Monteiro, egresso da UEM com carreira internacional. Monteiro atua na Universidade da Califórnia, em Davis (EUA), e compartilhará sua trajetória profissional com os participantes.

    Também fazem parte da programação os 30 anos do Programa de Educação Tutorial (PET Zootecnia), os 30 anos da empresa júnior ZooJr. Consultoria e a Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (Apez), marcos que serão celebrados com atividades especiais.

    O encerramento das comemorações será no sábado (24), a partir das 12h, no CTG Rincão Verde, com um churrasco de confraternização. Além do almoço, haverá apresentações musicais, homenagens e atrações como esportes rurais — touro mecânico, laço, estilingue, entre outros.

    Homenagem da Câmara Municipal 

    No dia 13 de maio, data em que se comemorou o Dia do Zootecnista, o curso de Zootecnia da UEM recebeu homenagem na Câmara Municipal. O chefe do DZO, Leandro Castilha, e 20 docentes aposentados do DZO receberam o título de Mérito Comunitário, concedido a personalidades e instituições que contribuem significativamente para a sociedade maringaense. Em seu discurso, Castilha destacou a trajetória do curso e a relevância da Zootecnia no avanço da pecuária nacional.  A proposta da homenagem foi apresentada pela vereadora professora Ana Lúcia (PDT) e aprovada por unanimidade.  

    Curso de Zootecnia 

    Implantado em 1975 e reconhecido pelo Ministério da Educação em 1978, o curso de Zootecnia da UEM foi fundamental para a criação e consolidação do Centro de Ciências Agrárias da universidade. Atualmente, em parceria com o curso de Agronomia, também vinculado ao mesmo centro, a Zootecnia desenvolve atividades em diversas unidades da UEM, como a Fazenda Experimental de Iguatemi, o Campus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte, a Estação Experimental de Piscicultura de Floriano e o câmpus de Umuarama.

    Serviço 

    II Reunião Estadual de Ensino de Zootecnia do Paraná / Celebração do Jubileu de Ouro 

    Data: 19 a 23 de maio

    Horário: das 8h às 18h, com intervalo para almoço

    Local: anfiteatro do Bloco B33

    Inscriçõeslink do formulário

    Programação: link do DZO 

    Informaçõeslink dos eventos comemorativos 

    Almoço comemorativo

    Data: 24 de maio

    Horário: das 12h às 18h

    Ingressoshttps://nowticket.com.br/Evento/Detalhes/NDIy

    Local: CTG Rincão Verde – Maringá

    Comentários estão fechados.