Ensino em tempo integral cresce no Paraná e atinge 21,4% das matrículas

Dados do Ministério da Educação revelam crescimento em todas as etapas da educação básica no estado entre 2022 e 2024.

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    O Paraná ampliou o número de estudantes da rede pública em tempo integral em todas as etapas da educação básica. Os dados são do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep.

    Entre 2022 e 2024, o percentual de matrículas com jornada ampliada no estado passou de 16,3% para 21,4%. O avanço ocorre no contexto da política nacional de incentivo à educação integral.

    Na pré-escola, o índice subiu de 22,8% para 25,4%. Nos anos iniciais do ensino fundamental, foi de 13,5% para 16,8%. Nos anos finais, saltou de 5,1% para 12,5%. No ensino médio, o aumento foi de 4,4% para 10%.

    Em todo o país, o percentual de estudantes em tempo integral cresceu de 18,2% para 22,9% no mesmo período. O ensino médio passou de 20,4% para 24,2%. No ensino fundamental, o índice foi de 14,4% para 19,1%. Na pré-escola, de 12,1% para 15,6%, e nas creches, de 56,8% para 59,7%.

    O programa Escola em Tempo Integral é responsável pela criação de matrículas com jornada mínima de sete horas diárias. A iniciativa prioriza escolas com alunos em situação de vulnerabilidade e prevê apoio técnico e financeiro do Governo Federal.

    De 2022 a 2024, o número de redes com políticas de educação integral passou de 17% para 64%. O ciclo atual prevê mais de 943 mil matrículas em tempo integral ainda em fase de declaração.

    Confira

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    INFOGRÁFICO | Matrículas na educação em tempo integral

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