Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) abriu nesta segunda-feira (7) as inscrições para o processo de dobra de padrão dos professores da rede estadual. A mudança permite a ampliação da carga horária de 20 para 40 horas semanais.
O edital oferece 2 mil vagas, distribuídas entre diversos componentes curriculares e também na Educação Especial. As inscrições seguem até 16 de abril, exclusivamente pelo site da Seed.
O resultado final será divulgado até o fim de maio, com implementação prevista para o segundo semestre letivo de 2025.
Este é o primeiro edital para alteração de regime de trabalho em mais de 15 anos. A última publicação com esse objetivo foi feita em 2009.
A classificação será estadual e leva em conta três critérios: suprimento de carga horária (30%), idade (40%) e nível e classe do professor (30%). Em caso de empate, serão analisados o tempo de serviço, nível de classe e idade.
Os dados considerados para análise abrangem o período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.
Além da valorização financeira, a medida busca fortalecer os vínculos entre professores, alunos e comunidade escolar.
Desde 2023, o Estado já convocou mais de 4,5 mil profissionais da educação. Em 2025, mais de 1,1 mil foram chamados após concurso público.
O governo também destinou R$ 150 milhões a 1,5 mil escolas pelo programa Escola Mais Bonita e ampliou para 2 mil vagas, em 2026, o programa Ganhando o Mundo. Somente este ano, 1,3 mil alunos farão intercâmbio em países de língua inglesa.