Maringá promove 1º Congresso de Práticas Restaurativas na Gestão de Pessoas

1º Congresso de Práticas Restaurativas na Gestão de Pessoas tem encontros semanais em Maringá até o dia 30 de agosto.

  • 1º Congresso de Práticas Restaurativas na Gestão de Pessoas tem encontros semanais em Maringá até o dia 30 de agosto.
    Foto: PMM

    Trocar experiências e promover o diálogo nas relações de trabalho. Esse é o objetivo do 1º Congresso de Práticas Restaurativas na Gestão de Pessoas na Administração Pública, realizado pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep).

    Com encontros semanais que acontecem até 30 de agosto, o congresso conta com palestras de magistrados do Tribunal de Justiça do Paraná e do Tribunal da Regional Federal da 4ª Região.

    Nesta terça-feira, 9, no Auditório Hélio Moreira, a juíza da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Londrina, Claudia Catafesta, palestrou sobre relações de gestão de pessoas e Justiça Restaurativa. Participaram servidores municipais de Maringá e também de outras cidades da região, como Cruzeiro do Sul, Paranacity, Lobato e Floresta. A magistrada enalteceu o trabalho em Maringá e descreveu como “inovadoras” as práticas restaurativas no Executivo, fora do âmbito judicial.

    O secretário de Gestão de Pessoas, Sergio Maximilla, enfatiza que o congresso tem como palestrantes profissionais com experiência na Justiça Restaurativa. “Nosso intuito é estabelecer sempre o diálogo para solucionar conflitos entre os servidores e com o público externo. A Prática Restaurativa já é uma realidade no Poder Judiciário e buscamos referências para condução do processo dentro da Prefeitura”.

    A agente administrativa, Cleide Mara Gregis, participou da capacitação para atuar em procedimentos restaurativos na Prefeitura de Maringá. “Queremos compreender as causas geradoras do conflito e resolvê-las da melhor forma, com empatia e respeito”, disse.

    JUSTIÇA RESTAURATIVA

    A Justiça Restaurativa é o conjunto de práticas e ações que priorizam o diálogo e a cultura de paz, promovendo articulações para a prevenção e redução de conflitos, transformação das relações e reparações. O objetivo é restabelecer e fortalecer vínculos e prevenir e reverter cadeias de propagação de conflitos.

    As inscrições para participar do evento podem ser feitas por e-mail: [email protected].

    Confira a programação do Congresso:

    18/08 – quinta-feira – 8h às 11h30Práticas Restaurativas na Gestão de PessoasMa. Eliane Amarilha de S. Dantas e Ma. Elza Marques da S. Mariucci  (Pref. de Maringá/Segep)

    23/08 – terça-feira – 8h às 11h30Diálogos Restaurativos: Aplicabilidade na Gestão de PessoasDra. Ana Cristina Monteiro de A. e Silva (TRF 4ª Região/RS) 30/08 – terça-feira – 12h30 às 17hA Ética do Cuidado e os desafios da Justiça Restaurativa no BrasilDr. Rodrigo Rodrigues Dias (Toledo/TJPR)

    Comentários estão fechados.