Comércio varejista do Paraná cresce 4,4%, aponta IBGE

Em 12 meses, no Brasil o crescimento é de 3,7% e no Paraná de 1,4%.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Em maio de 2024 o varejo ampliado cresceu 0,8% no Brasil e decaiu 0,8% no Paraná, se comparado com abril deste ano, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Na comparação com maio de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior houve um crescimento do Brasil de 5,0% e no Paraná de 4,9%. No acumulado do ano, de janeiro a maio, o comércio varejista ampliado está crescendo 4,8% no Brasil, e 4,4% no Paraná. Em 12 meses, no Brasil o crescimento é de 3,7% e no Paraná de 1,4%.

    Segundo o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, três fatores estão contribuindo para o bom desempenho do comércio. São eles: i) a queda na taxa de juros Selic de 13,75% para 10,50% e o fortalecimento do crédito; ii) a excelente geração de emprego formal na economia brasileira e paranaense; e iii) inflação estável com preços acessíveis ao consumidor.

    As principais atividades que registraram expansão em maio desse ano no Paraná, em relação ao mesmo mês do ano anterior, foram: Hipermercado e supermercados (11,1%), Móveis e eletrodomésticos (19,7%), Veículos e motocicletas (15,1%) e Material de construção (9,5%).

    No acumulado do ano, de janeiro a maio, o varejo ampliado no Paraná registrou os seguintes destaques positivos: Hipermercado e supermercados (7,1%), Móveis e eletrodomésticos (13,8%), Veículos e motocicletas (14,6%) e Material de construção (12,4%). “São atividade sensíveis às condições de crédito as quais estão se beneficiando de uma taxa de juros menor em nossa economia”, avalia Dezordi.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.