AS ‘MULHERES DO PREFEITO’: elas já ocupam quase 50% dos cargos de 1º escalão da Prefeitura de Maringá

Já são 14 as “mulheres do prefeito” ocupando o cargo de secretária municipal em Maringá. Ulisses Maia faz questão de evidenciar o trabalho delas em sua gestão.

  • Já são 14 as “mulheres do prefeito” ocupando o cargo de secretária municipal em Maringá. Ulisses Maia faz questão de evidenciar o trabalho delas em sua gestão.

    Por Wilame Prado

    O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, anunciou, nesta sexta-feira (26), a nova secretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Ariane Louise, 14ª mulher a ocupar cargo de primeiro escalão no Executivo maringaense, quase 50% do número de secretários municipais que atuam em Maringá. No total, entre secretarias municipais e setores com status de secretaria, são 32 compondo o escopo de trabalho da Prefeitura de Maringá.

    Também nesta semana, Ana Nerry foi anunciada como secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes. Já em atividade, a nova secretária de Comunicação, Alexandra Staudt, será oficialmente apresentada na próxima terça-feira (30), quando será realizado o Café com a Imprensa, no Paço Municipal. A Prefeitura de Maringá informou que este é o maior número de secretárias mulheres atuando em uma gestão executiva em toda a história do município.

    Maia vai contra a corrente do País, que, infelizmente, ainda não valoriza o público feminino quando o assunto é cargo de liderança, seja na esfera pública ou privada. As mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton e divulgada no ano passado. Em 2019, era de 25%.

    A participação de mulheres em cargos de alta liderança na administração pública federal aumentou de 29%, em dezembro de 2022, para 34%, em abril de 2023, o que representa crescimento de 17%, em quatro meses. De acordo com o Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em abril de 2019 o percentual era ainda menor, 26%. Números em Maringá são muito acima da média apresentada nesta pesquisa, que se limitou, porém, a analisar cargos da esfera federal.

    Mulheres que aceleram!
    Não é de hoje o desejo de Ulisses Maia em valorizar mulheres em cargos públicos. Semanalmente, durante as reuniões que o prefeito realiza a portas fechadas somente com o time de secretários municipais, ele repete paulatinamente o seu objetivo de ter, no primeiro escalão do Executivo, 50% ou mais de mulheres ocupando os cargos de liderança.

    Maia não esconde sua satisfação com o trabalho que algumas secretárias municipais têm realizado no decorrer desta gestão e também da gestão passada. Uma das mais valorizadas pelo prefeito é a arquiteta Bruna Barroca, que tem status de secretária a frente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam).

    Outra mulher de confiança do prefeito é a enfermeira e gestora pública Maria da Penha Sapata, atualmente presidente da Agência Maringaense de Regulação. Sempre atuando nos bastidores, ela é uma espécie de coringa na Secretaria da Saúde, tendo ocupado por diversas vezes interinamente a função de secretária municipal naquela pasta.

    Com a sua típica ordem “Acelera!”, o prefeito de Maringá costuma exigir entrega de resultados do time de secretariado municipal. E na avaliação dele, são as mulheres quem mais conseguem “acelerar” atualmente nas mais diversas áreas de atuação do Executivo. Outro exemplo disso é a secretária de Infraestrutura de Maringá, Maria Lígia Guedes, velha conhecida do prefeito e experiente na gestão de assuntos ligados a obras de infraestrutura no município.

    Braço-direito dos secretários e secretárias
    O segundo cargo mais importante dentro de uma secretaria municipal, pelo menos no organograma definido pela atual gestão, é o superintendente.

    Nesse segundo escalão, também é alto o número de mulheres ocupando o cargo: são 13 mulheres, atuando nas seguintes secretarias municipais: Aceleração Econômica e Turismo, Agência Maringaense de Regulação, Assuntos Metropolitanos e Institucionais, Comunicação, Educação, Esporte e Lazer, Logística e Compras, Proteção e Bem-Estar Animal, Obras Públicas, Políticas Públicas para Mulheres, Saúde, Instituto Ambiental de Maringá e Urbanismo e Habitação.

    Veja quem são as “Mulheres do Prefeito de Maringá”:

    Maria da Penha Sapata, presidente da Agência Maringaense de Regulação

    Sandra Jacovós, secretária de Assistência Social, Políticas Sobre Drogas e Pessoas Idosas

    Patrícia Parra, secretária de Compliance e Controle

    Alexandra Staudt, secretária de Comunicação

    Nayara Caruzzo, secretária de Educação

    Maria Lígia Guedes, secretária de Infraestrutura

    Bruna Barroca, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam)

    Ana Nerry, secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes

    Cinthia Amboni, presidente da Maringá Previdência

    Ariane Louise, secretária de Proteção e Bem-Estar Animal

    Jocelei Tozetto, secretária de Obras Públicas

    Terezinha Pereira, secretária de Políticas Públicas para Mulheres

    Juliane Kerkhoff, presidente do Instituto Ambiental de Maringá

    Amalia Regina Donegá, secretária da Criança e Adolescente

     

    Foto de destaque: Mileny Melo / PMM

    Comentários estão fechados.