Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Maringá recebe nesta sexta-feira (10), às 19h30, a apresentação do concerto “Un Réquiem Alemão”, obra do compositor Johannes Brahms, interpretada pela Camerata Vocal Das Alte Erbe apresenta ‘Un Réquiem Alemão’ com entrada gratuita em Maringá nesta sexta. O evento será realizado no Sicoob Espaço Cooperar, no Mercadão Fratello, com entrada gratuita e acesso liberado por ordem de chegada, até o limite de 120 lugares.
O concerto marca a estreia de uma série de cinco apresentações do projeto Camerata Vocal, iniciativa viabilizada pela Lei Rouanet e que tem como objetivo criar a primeira agrupação coral profissional do noroeste do Paraná. A proposta busca fortalecer a música de concerto na região e abrir espaço para atuação profissional de cantores líricos formados em instituições locais.
De acordo com o maestro Nicolás González Martinez, responsável pela direção artística, o projeto nasce para suprir uma lacuna cultural no interior do Estado. Segundo ele, repertórios como o de Brahms costumam ser executados apenas em grandes centros culturais, como São Paulo e Rio de Janeiro.
“São obras de difícil execução, normalmente restritas a grandes teatros e salas de concerto. Trazer esse repertório para Maringá é uma forma de democratizar o acesso à música clássica e valorizar os artistas da nossa região”, afirma.
A Camerata Vocal Das Alte Erbe é formada por 24 cantores profissionais selecionados por audição, além de três voluntários e dois pianistas: Yuri Prieto e Lucas Thomazinho. A obra será executada em versão para piano a quatro mãos, exigindo a participação simultânea dos dois músicos.
Un Réquiem Alemão
Com duração aproximada de 1h20, “Un Réquiem Alemão” é composta por sete movimentos e apresenta uma proposta diferente da tradicional missa fúnebre católica. Nicolás explica que, embora o termo “réquiem” esteja associado liturgicamente às missas pelos mortos, a composição de Brahms não utiliza textos católicos tradicionais.
“A palavra réquiem significa descanso. Nesta obra, Brahms utiliza textos bíblicos para oferecer conforto a quem permanece vivo após perder alguém, e não exatamente para homenagear os mortos”, explica o maestro.
Natural do Chile, Nicolás atua como maestro há 20 anos e vive no Brasil há oito. Radicado em Cianorte, ele também é delegado nacional de cultura no segmento de ópera e música de concerto. Para ele, além de ampliar o acesso do público à música erudita, o projeto também representa valorização profissional dos cantores líricos do Paraná.
“Nós temos universidades como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual Londrina (UEL), formando profissionais altamente capacitados, mas ainda faltam espaços para que esses artistas possam trabalhar e se apresentar. Este projeto também nasce para isso”, destaca.
Após a apresentação em Maringá, o concerto segue para Cianorte no sábado (11), no Teatro Cândido Garcia, da Universidade Paranaense (Unipar).
O evento em Maringá é apresentado pelo Ministério da Cultura, Avernot Group e Unimed Cianorte.
Um post compartilhado por Das Alte Erbe LTDA. 🎼 🎭 (@dasalteerbe)









Comentários estão fechados.