1,5 mil vagas: UEM está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão e PAS

Os concursos vão selecionar estudantes para mais de 70 cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para o ano letivo 2026.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou os editais de abertura do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025. Os concursos vão selecionar estudantes para mais de 70 cursos de graduação para o ano letivo 2026. Ao todo, são ofertadas 1.548 vagas.

    Os vestibulandos podem se inscrever por meio do site do vestibular ou pelo App Vestibular UEM, de 11 de agosto a 22 de setembro de 2025. Em ambos os processos seletivos, o prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até 24 de setembro, por meio de PIX. Já o período para solicitar isenção do valor vai até 22 de agosto. A divulgação da relação de inscrições homologadas e não homologadas ocorre no dia 3 de outubro.

    A listagem com os mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM também está disponível nos editais. As oportunidades são para o câmpus sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição – Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. O ingresso dos aprovados está previsto para março do ano que vem, dando continuidade à sincronização dos calendários acadêmico e civil, conquistada em 2025.

    A principal novidade para os concursos é o bacharelado em Nutrição, que será ofertado no câmpus de Maringá, no período noturno, com 28 vagas. Os cursos de graduação de Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU) receberão a segunda turma de estudantes.

    PAS 2025 

    As provas do PAS serão aplicadas em 23 de novembro, em Maringá e mais dez cidades paranaenses – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Os candidatos da terceira etapa do PAS concorrem a 758 oportunidades de ingresso na UEM, sendo 471 para ampla concorrência e 287 via políticas de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).

    O processo é voltado a estudantes de ensino médio de escolas públicas ou privadas cadastradas junto à UEM. A avaliação ocorre de forma seriada: ao final de cada ano do ensino médio, os estudantes realizam uma prova que contempla conteúdos específicos da série em que estão matriculados. O desempenho obtido em cada prova é acumulado e determina o escore final do estudante no processo.

    Na terceira e última etapa, os candidatos selecionam três opções de cursos de graduação aos quais desejam concorrer. O resultado do PAS será divulgado no dia 19 de dezembro de 2025. Mais detalhes sobre as provas e o processo seletivo estão disponíveis em edital. 

    VESTIBUL,AR DE VERÃO 

    As provas do vestibular serão aplicadas no dia 2 de novembro, nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama. Os candidatos podem se inscrever em até três opções de cursos diferentes – os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área.

    No vestibular, são ofertadas 968 vagas, sendo 670 de ampla concorrência e 298 voltadas a políticas afirmativas – cotas sociais, sociais para negros, para negros e para pessoas com deficiência (PcD). Neste processo seletivo, o curso de Nutrição oferece 28 vagas – 20 no Vestibular de Verão e oito no PAS.

    Mais informações sobre ambos os concursos estão disponíveis nos sites do Vestibular de Verão e do PAS, bem como no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU pelo telefone e WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail [email protected] e [email protected].

    AEN

    Comentários estão fechados.