Prazo de inscrição no vestibular 2020 e no PAS da UEM se aproxima do final

Por: - 5 de novembro de 2020
Movimentação no vestibular de 2017 na UEM / Arquivo MP

Termina na quarta-feira (11/11), o prazo de inscrição para dois processos seletivos dos cursos de graduação presenciais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A data marca o fim do período de inscrições do vestibular 2020 e do PAS da UEM. As inscrições para os dois concursos são totalmente online.

O vestibular e o PAS da UEM apresentam uma oferta de mais de 3,6 mil vagas nos cursos de graduação da universidade.

As provas do vestibular serão aplicadas em dois dias consecutivos, enquanto o PAS é realizado em prova única. As avaliações consistem em questões objetivas e uma prova de redação. As questões objetivas abordam as áreas de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e língua portuguesa, literatura em língua portuguesa e língua estrangeira.

As provas serão realizadas presencialmente, porém com as adaptações necessárias de acordo com as medidas sanitárias que garantam a segurança dos candidatos em tempos de pandemia.

O PAS será realizado no dia 21 de fevereiro de 2021 e o Vestibular nos dias 21 e 22 de março, também de 2021.

No vestibular 2020 haverá provas nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

As provas do PAS da UEM serão aplicadas em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Para que as inscrições sejam homologadas é preciso que o candidato pague a taxa correspondente, de R$ 160 para o Vestibular e de R$ 80 para o PAS. O pagamento pode ser realizado até o dia 13 de novembro.

O vestibular 2020 entra para a história como a primeira edição do Vestibular da UEM om reserva de vagas para estudantes negros e pardos, as chamadas cotas raciais, aprovadas em novembro de 2019 e que equivalem a 20% do total de vagas ofertadas para cada curso.

Dentro deste percentual há duas categorias, cotas para estudantes negros que tenham cursado as quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em colégios públicos e estejam cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e outra para estudantes negros, independente da condição socioeconômica, correspondendo ao percentual de 15% e 5%, respectivamente.

A UEM também reserva outros 20% das vagas para cotas sociais, destinadas para estudantes que atendam aos critérios da primeira categoria das cotas raciais, porém não levam em conta a identidade étnica do candidato.

Para inscrever-se basta clicar neste link para o vestibular e neste outro link para o PAS. Para mais informações, basta entrar em contato com a UEM, na Central do Vestibular Unificado (CVU/UEM) pelo fone (44) 3011-4450.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.