Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Um homem foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (29), em Maringá, suspeito de aplicar golpes contra idosos em agências bancárias. A prisão ocorreu durante a Operação Falsa Ajuda, deflagrada pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR), que também cumpriu mandado de busca e apreensão contra o investigado.
De acordo com informações do g1 Paraná, o suspeito se passava por cliente ou funcionário e abordava idosos dentro das agências. Com a justificativa de que as senhas estariam bloqueadas, ele convencia as vítimas a fornecerem informações confidenciais e entregarem os cartões bancários. Em seguida, realizava saques e transferências com os dados obtidos.
O caso que deu início à investigação foi registrado em fevereiro deste ano, em Cianorte. Um idoso de 83 anos teve o cartão furtado e R$ 9 mil sacados de sua conta após aceitar a falsa ajuda do suspeito. Imagens de câmeras de segurança confirmaram a abordagem dentro da agência.
Em março, o mesmo homem foi detido em flagrante em Maringá com diversos cartões bancários — inclusive o da vítima de Cianorte, que o reconheceu. Na ocasião, ele pagou fiança e passou a responder em liberdade.
Ainda segundo a Polícia Civil, há indícios de que o investigado também tenha agido em outras cidades da região, como Astorga. Ele já possui passagens por estelionato, furto qualificado e receptação. Por se tratar de vítimas idosas, o crime pode ser enquadrado como estelionato majorado, o que pode elevar a pena.
Durante as abordagens, o homem utilizava disfarces como boné, óculos e peruca para dificultar sua identificação pelas câmeras. Ele foi interrogado após a prisão, mas optou por permanecer em silêncio. Segue detido na Cadeia Pública de Cianorte, enquanto a polícia apura se há outras vítimas ou envolvidos.