Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (9) que o Brasil deve terminar o ano de 2025 em uma situação econômica melhor do que indicam as projeções do mercado. A declaração foi feita durante evento na sede da B3, em São Paulo.
O comentário ocorreu após a divulgação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que registrou inflação de 0,43% em abril. Segundo Haddad, o índice está dentro do esperado, e as perspectivas são otimistas também para 2026.
“Eu estou confiante que nós vamos terminar o ano um pouquinho melhor do que as previsões. E o ano que vem numa situação mais confortável”, disse o ministro.
A fala ocorreu durante o lançamento oficial da calculadora ReVar, desenvolvida em parceria entre a Receita Federal e a B3. A ferramenta permite automatizar o cálculo do imposto sobre ganhos em renda variável.
Ressarcimento de aposentados prejudicados
Haddad também comentou o esquema fraudulento descoberto na Previdência Social, que causou descontos indevidos a aposentados e pensionistas. Ele afirmou que os prejudicados serão ressarcidos e que parte do valor virá de contas bloqueadas de associações envolvidas nas irregularidades.
“Quem tem que pagar a conta é quem cometeu a fraude. Existe também responsabilidade civil, não apenas penal”, afirmou.
Reforma do Imposto de Renda
O ministro disse ainda que aguarda diálogo com o relator da reforma do Imposto de Renda, deputado Arthur Lira (PP-AL). Segundo Haddad, o governo está pronto para apresentar seus cálculos e defender a proposta de justiça tributária.
“Hoje, quem ganha R$ 1 milhão por ano não paga imposto de renda, enquanto servidor público paga. Queremos corrigir essas distorções”, declarou.
Cenário internacional e digitalização da economia
Haddad comentou os efeitos do chamado “tarifaço” dos Estados Unidos e afirmou que o Brasil está em posição mais sólida para enfrentar turbulências externas. Ele também destacou os avanços na digitalização tributária e disse que em até três anos toda a economia brasileira será digital.
“Vamos sair de um caos para um ambiente transparente e simplificado”, avaliou.
A ferramenta ReVar já está disponível gratuitamente na área do investidor da B3. O uso depende apenas da autorização do contribuinte para o compartilhamento de dados com a Receita Federal.