Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Paraná é o estado brasileiro com a menor cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos da cesta básica, de acordo com um estudo recente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado em 26 de março.
O estado isenta de ICMS 22 dos 29 produtos mais consumidos no Brasil, o que tem um impacto direto na redução dos custos para os consumidores.
Entre os itens isentos, estão alimentos essenciais como café, ovo, carne, pão francês e farinha de trigo. O Paraná também é o único estado que não cobra ICMS sobre a erva-mate.
Além disso, todas as carnes são desoneradas do imposto, o que ajuda a controlar os preços de itens essenciais na alimentação da população.
A medida, em vigor desde 2019, busca beneficiar os cidadãos paranaenses, que, segundo o secretário de Fazenda, Norberto Ortigara, são responsáveis pela produção de muitos dos alimentos consumidos no Brasil.
Além disso, o ICMS zerado tem ajudado a controlar os preços, especialmente em um cenário de inflação crescente nos alimentos.
