Assembleia Legislativa do Paraná realiza 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras

Evento tem como objetivo qualificar representantes políticas e promover debates sobre políticas públicas para mulheres no Estado.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta quarta-feira (19) o 2º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Estado, com foco na representatividade das mulheres na política. Organizado pela Procuradoria da Mulher da Assembleia, o Fórum Paranaense de Instância de Mulheres de Partidos Políticos e a Escola do Legislativo, o evento segue até esta quinta-feira (20).

    O evento, que lotou o plenário da Assembleia, tem como objetivo qualificar tecnicamente prefeitas, vereadoras e vice-prefeitas, além de promover discussões sobre políticas públicas direcionadas às mulheres. Durante a abertura, o presidente da Assembleia, Alexandre Curi, destacou o aumento da representatividade feminina na política, citando dados que mostram um crescimento no número de mulheres no cargo de prefeita e nas câmaras municipais.

    A Procuradoria da Mulher, representada pela deputada Cloara Pinheiro, também frisou o crescimento do evento em relação ao ano passado, com 400 participantes, e afirmou que o objetivo para os próximos anos é expandir a instalação de procuradorias municipais no Paraná.

    A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou a importância da união das mulheres para a construção de um Paraná mais igualitário, enquanto outras autoridades políticas presentes reforçaram a necessidade de ampliar espaços de representação feminina na política.

    Maria Helena Guarezi, secretária-executiva do Ministério das Mulheres, foi a principal palestrante do evento e abordou políticas públicas voltadas para o apoio e fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão. Ela também destacou as campanhas do Ministério das Mulheres, como o Feminicídio Zero e o Agosto Lilás Brasil.

    O evento contou com a participação de diversas autoridades políticas, incluindo deputados, prefeitos e representantes de órgãos estaduais e municipais, e proporcionou um espaço para discussão e fortalecimento da representatividade feminina no cenário político do Paraná.

    Comentários estão fechados.