Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que a introdução de medicamentos genéricos no mercado tem levado a uma significativa redução nos preços dos remédios. De acordo com a pesquisa, quanto mais opções de um medicamento estão disponíveis, maior é a queda no valor do produto, podendo chegar a mais de 50%.
Os genéricos são autorizados após a quebra da patente do medicamento de referência, geralmente após 20 anos ou até antes, dependendo do caso. Eles possuem a mesma composição, dosagem e indicação que os medicamentos originais, proporcionando uma alternativa mais econômica.
O estudo, divulgado no dia 10 de fevereiro de 2025, também destaca que, com a chegada do primeiro genérico ao mercado, os preços dos medicamentos caem, em média, 20,8%. Esse impacto se torna ainda mais expressivo, com uma redução de cerca de 55,2% a partir da entrada do terceiro genérico.
Além disso, a pesquisa revelou que os mercados mais concentrados, com menos concorrência, sofrem uma queda de até 34% nos preços quando os genéricos são introduzidos. A entrada imediata dos genéricos após a perda de patente também contribui para maiores reduções de preço.
Outro dado importante do estudo é o crescente hábito de compra de medicamentos genéricos pelos brasileiros. Atualmente, esses produtos representam 34% do valor total das vendas de medicamentos no país, e entre 2003 e 2019, a comercialização dos genéricos teve um aumento anual de 18,3%, três vezes maior do que o observado para outros tipos de medicamentos.