Regionais de Saúde intensificam ações de combate à dengue em municípios do Paraná

Paraná realiza mutirões e mobilizações para controlar focos do mosquito Aedes aegypti.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    As Regionais de Saúde de Francisco Beltrão, Maringá, Londrina e Jacarezinho estão apoiando várias ações de controle à dengue durante a primeira semana de fevereiro. As iniciativas, que envolvem equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), agentes comunitários de saúde, órgãos municipais e organizações da sociedade civil, visam intensificar as visitas domiciliares, a distribuição de material informativo sobre o Aedes aegypti e outras medidas de prevenção.

    Ações estão sendo focadas em pontos propensos à proliferação do mosquito, com o objetivo de conter os focos da doença nessas regiões. Em Londrina, a 17ª Regional participou do Dia D de Combate à Dengue, com atividades até sábado (8), como o recolhimento de materiais que acumulam água e ações educativas.

    Na Regional de Francisco Beltrão, o município de Ampére iniciou um mutirão para remoção de criadouros do mosquito, que seguirá até sábado (8), priorizando terrenos baldios e bairros com maior infestação. Em Francisco Beltrão, no sábado (1º), um mutirão coletou cerca de 19 mil toneladas de lixo. Um novo mutirão será realizado neste sábado (8).

    Em Jacarezinho, a remoção de cinco toneladas de lixo foi feita no último final de semana, e novos criadouros foram identificados. Na região de Maringá, o apoio estadual ocorrerá neste sábado (8), em Mandaguaçu.

    O boletim semanal da dengue, divulgado na última terça-feira (4), confirmou 2.569 novos casos da doença e um óbito. Desde o início do período epidemiológico, em janeiro de 2025, foram registradas 15.818 notificações, com 2.569 diagnósticos confirmados e uma morte. A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí lidera com o maior número de casos confirmados (899), seguida pela 17ª Regional de Londrina (381).

    Comentários estão fechados.