Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Na quinta-feira (30), em Campo Grande (MS), a Itaipu Binacional lançou o programa Assomasul Itaipu 4.0, uma parceria com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e a Faculdade Pólis Civitas. O convênio, que recebe um investimento de R$ 15,4 milhões, tem como objetivo aprimorar a administração pública estadual por meio da qualificação profissional de servidores municipais.
O programa oferece 6 mil vagas gratuitas de pós-graduação para servidores públicos de 35 municípios do Sul do Estado, com cursos nas áreas de Autismo, Alfabetização e Letramento, Gestão do Esporte e Lazer, e Licitações e Contratos. A metodologia inovadora inclui seminários presenciais, videoaulas, tutoria especializada e um ambiente virtual de aprendizagem, promovendo um desenvolvimento contínuo para os servidores.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, esteve presente no evento e destacou a importância do programa. “Precisamos de servidores qualificados em todas as áreas. É isso que Itaipu está fazendo pelo Mato Grosso do Sul”, afirmou. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, também ressaltou a relevância do projeto para as prefeituras de cidades pequenas, que enfrentam dificuldades em arrecadar recursos para qualificação. “Este projeto atende diretamente essas prefeituras, ajudando na formação dos seus técnicos”, explicou.
Já o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, lembrou que o presidente Lula, ao assumir a presidência, destacou a importância de ampliar a atuação da Binacional. A presença do programa na região Sul do Estado justifica-se pela relevância da bacia hidrográfica do Paraná, que alimenta o reservatório de Itaipu.
Além disso, servidores públicos como Isabela Garcia, assessora da Assomasul, e Flavia Caloni Gomes, advogada e servidora pública, destacaram a importância da capacitação. Isabela escolheu o curso de Licitações e Contratos, enquanto Flavia, mãe de um filho autista, falou sobre a relevância do curso de Autismo: “Essa capacitação vai transformar a realidade de muitas famílias, principalmente para quem tem filhos com transtorno do espectro autista.”
Capacitação 4.0
O programa, que terá duração de 24 meses, combina atividades presenciais e à distância, com uma carga horária mínima de 360 horas. As aulas incluem seminários, videoaulas, materiais de apoio e atividades acadêmicas de pesquisa. Ao final do curso, os participantes poderão obter o título de especialista (pós-graduação), desde que sejam graduados e cumpram a carga horária necessária. Caso não atendam aos requisitos, receberão certificado de extensão.
O projeto também inclui a produção de relatórios de pesquisa, que funcionam como banco de projetos e apresentam práticas de sucesso. Esses relatórios serão compartilhados entre as unidades participantes e disponibilizados em uma plataforma digital acessível.
Essa ação da Itaipu está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 4, que visa assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.