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A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) registrou o melhor resultado nos índices de aprovação dos clientes desde que a pesquisa de satisfação foi iniciada, em 2013. A pesquisa, realizada em dezembro de 2024, mostra melhoria geral do nível de aprovação e confiabilidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes: 83,7% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços da Sanepar.
Ao todo foram realizadas mais de 3 mil entrevistas presenciais, com clientes residenciais e não residenciais em mais de 80 municípios do Paraná. O levantamento mostrou ainda o índice de fidelização: 92,7% dos clientes entrevistados preferem que a Companhia continue a prestar serviços de saneamento na sua cidade e rejeitam uma mudança de empresa.
“Este é o melhor resultado em 12 anos de pesquisas realizadas. Estes indicadores mostram que estamos no caminho correto na universalização dos serviços, bem como na qualidade do atendimento”, resume o diretor-presidente Wilson Bley.
Entre os valores que mais indicam a marca Sanepar para os clientes estão: responsabilidade, competência, comprometimento, profissionalismo, respeito e transparência. “Sem dúvida, este reconhecimento qualifica nosso esforço diário para levar saúde para a população. Temos milhares de trabalhadores, diretos e indiretos, que se dedicam para que os serviços sejam prestados com qualidade 24 horas por dia, 365 dias do ano”, destaca o diretor-presidente.
A pesquisa foi realizada entre 3 e 19 de dezembro de 2024, abordou uma amostra de 2.508 clientes residenciais e 502 clientes não residenciais, ou seja, de indústrias, comércios, prestadores de serviços, órgãos públicos e entidades da sociedade civil.
PRINCIPAIS RESULTADOS
Em 2013, na primeira edição da pesquisa, os serviços da Sanepar tinham aprovação de 75,2% dos clientes. Em 2016, o índice de satisfação chegou a 83,5%, próximo ao recorde alcançado agora.
Comparando as três últimas edições da pesquisa, houve uma boa evolução nos indicadores em geral. A confiabilidade com a leitura, a medição de consumo mensal da água, cresceu de 68,4% em 2022, para 72,4%, em 2023, e 75,5%, em 2024.
Em relação a qualidade da água, os clientes também mostram satisfação com melhoria no escore de 79,5%, 81,7% e 82,2% na última apuração.
O mesmo ocorre com os serviços nas ruas e calçadas, ou seja, com a recomposição dos pavimentos após intervenções para obras ou manutenções. Em 2022, o indicador era de 68,9%, em 2023, 73,1% e, em 2024, subiu para 76,6%.
A continuidade do abastecimento é outro indicador importante. Em 2024, 81,5% dos clientes disseram estar satisfeitos com a regularidade no fornecimento de água.
O desdobramento desta questão registrou que 50% não teve transtorno com desabastecimento, sendo que, desses, 34% disse que não teve nenhuma ocorrência de falta de água no seu imóvel e 16% diz que não notou desabastecimento nenhuma vez.
Os entrevistados reconhecem também o trabalho que vai além do negócio da companhia. Eles foram perguntados sobre qual herança a Sanepar deixa para as próximas gerações e a preocupação e a atuação da Sanepar no cuidado com os rios e o incentivo ao consumo consciente da água foram citados.
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