Itaipu recebe prefeitos recém-empossados do Norte Pioneiro do Paraná

Os diretores da Binacional e do Itaipu Parquetec apresentaram as iniciativas da empresa e ouviram as demandas dos chefes do executivo municipal.

  • Tempo estimado de leitura: 7 minutos

    Na manhã desta quarta-feira (22), a Itaipu Binacional recebeu uma comitiva composta por 13 prefeitos recém-empossados do Norte Pioneiro do Paraná. Dentre eles, 12 ocupando o cargo pela primeira vez.

    O encontro, que ocorreu no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Usina teve como objetivo apresentar as iniciativas da empresa e formas de colaboração para o desenvolvimento dos municípios. Todas as cidades já têm projetos em andamento do programa Itaipu Mais que Energia, iniciativa da Binacional alinhada às políticas do Governo Federal.

    Whatsapp Image 2025 01 23 At 10.06.56
    Foto: William Brisida – Itaipu Binacional

    Os representantes da comitiva foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; o diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha; o diretor de Coordenação, Carlos Carboni e o diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo.

    Durante o encontro, Enio Verri destacou a importância da parceria entre Itaipu e os municípios, ressaltando que a empresa não apenas gera energia, mas também investe em projetos sociais, ambientais e econômicos que beneficiam a população da área de abrangência prioritária da empresa, formada por 434 municípios, 399 no Paraná e 35 no Sul do Mato Grosso do Sul. “Estamos de portas abertas para colaborar com os novos gestores e fortalecer as políticas públicas em suas cidades”, afirmou.

    Whatsapp Image 2025 01 23 At 10.07.35
    Diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, em conversa com os prefeitos do Norte Pioneiro / Foto: William Brisida – Itaipu Binacional

    Verri citou o Programa Itaipu Mais que Energia, lançado no final de 2023, iniciativa que reúne todas as ações socioambientais da Itaipu alinhadas à missão da empresa. Por meio do programa, foram lançados editais que destinaram aproximadamente R$ 32 milhões para os municípios do Norte Pioneiro.

    O diretor também fez um apelo aos novos gestores municipais para o preenchimento da documentação necessária para liberar o recurso já depositado na Caixa Econômica Federal. “É essencial que os prefeitos tomem conhecimento dos prazos e avancem nas licitações para garantir a execução dos investimentos”, alertou Verri.

    Governança participativa

    Além disso, o encontro com os prefeitos abordou o Programa Coleta Mais do Programa Itaipu Mais que Energia. Das cidades que visitaram Itaipu nesta quarta-feira, três estão contempladas na ação do Coleta Mais com a instalação de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR). São elas Cambará, Ibaiti e Pinhalão.

    Whatsapp Image 2025 01 23 At 10.06.59
    Foto: William Brisida – Itaipu Binacional

    Os diretores da Itaipu também falaram sobre a importância da participação dos municípios nos Núcleos de Cooperação Socioambiental. São 21 núcleos: dois no Mato Grosso do Sul e 19 no Paraná. Na região do Norte Pioneiro foram compostos dois núcleos.

    Formados em 2023, os Núcleos de Cooperação Socioambiental são parte de uma estratégia de governança participativa do Itaipu Mais que Energia, em parceria com o Itaipu Parquetec e Governo Federal, com o objetivo de promover a integração de municípios, universidades, movimentos sociais, organizações cooperativas e empresas. O objetivo é que os núcleos atuem de forma colaborativa para identificar e enfrentar problemas comuns no território.

    O diretor de Coordenação, Carlos Carboni, destacou ainda importância da parceria entre a Itaipu e os municípios para o desenvolvimento de projetos. “Acreditamos que, trabalhando em conjunto, podemos alcançar resultados ainda mais significativos para a região”, afirmou.

    O diretor-superintendente da Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, explicou aos prefeitos que a fundação desenvolve diversas soluções tecnológicas em 11 centros, especialmente nas áreas de energia, informática e 5G. Ele mencionou um acordo com o Sebrae para o projeto Cidades Inteligentes, que será apresentado às associações comerciais e prefeituras dos municípios, oferecendo suporte para sua implementação.

    Nascentes protegidas

    A cidade de Conselheiro Mairinck, de aproximadamente quatro mil habitantes, segundo censo de 2018, é o município que apresenta mais de 40% das obras previstas no convênio com a Itaipu já concluídas. Todas as 20 nascentes elencadas no projeto foram recuperadas e protegidas. Um triturador de galhos motorizado foi entregue à prefeitura e a reforma de ampliação da escola Municipal Cecília Meireles está em processo de finalização. As atividades ainda incluem a instalação de um biodigestor de pequeno porte para resíduos orgânicos.

    O prefeito Jozelei Aparecido de Carvalho está no seu primeiro mandato e vê na visita à Itaipu uma oportunidade para conhecer mais sobre os projetos da Usina e para participar de novos editais. “Viemos trazer nossas demandas e ver o que podemos conciliar com a Itaipu. Estamos começando com uma equipe nova e procurando conhecer sobre os projetos da Binacional.”

    Ibaiti é outra cidade que também já cumpriu um dos requisitos dos editais do Programa Mais que Energia: a recuperação e proteção de 20 nascentes. A questão ambiental, inclusive, é umas das prioridades da nova gestão, segundo o prefeito Roberto Regazzo. “Nossa preocupação é com as nascentes, pois muitos estão fazendo poços artesianos e pegando água de rios. Queremos implementar um programa de preservação de nascentes para as futuras gerações. As mudanças climáticas estão afetando as chuvas e precisamos preservar nossas florestas e rios, plantando árvores nativas para evitar a escassez de água”, explicou Regazzo.

    Na cidade, por meio do convênio, ainda serão instalados um biodigestor, sistema de geração fotovoltaica e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.

    O evento desta quarta-feira também incluiu uma visita técnica à usina, onde os prefeitos puderam conhecer as instalações e entender melhor o papel estratégico da Itaipu na matriz energética do Brasil e do Paraguai.

    Comentários estão fechados.