Com nova safra, governo projeta queda nos preços dos alimentos

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou a expectativa de queda nos preços dos alimentos a partir da nova safra, mas alertou sobre os impactos da alta demanda e a necessidade de atenção dos consumidores. O governo também enfatizou o combate às fake news como parte da estratégia de comunicação.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    O governo federal espera que a nova safra agrícola contribua para a redução dos preços dos alimentos, afirmou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (22). O ministro destacou que a expectativa é de uma safra mais abundante, o que pode diminuir o custo de diversos produtos. No entanto, ele alertou que a alta demanda e o aumento do poder aquisitivo podem gerar pressão sobre os preços.

    Rui Costa ressaltou a importância de os consumidores se manterem vigilantes, já que o aumento da renda pode levar os vendedores a testar novos preços, aproveitando-se do maior poder de compra da população. Por isso, o ministro pediu que os consumidores pesquisem e pechinchem para evitar o aumento descontrolado dos preços.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também destacou a redução dos preços dos alimentos como uma prioridade para o governo este ano. A alta nos preços foi atribuída, em parte, aos impactos climáticos que afetaram diversas regiões produtoras, o que resultou na queda da oferta e aumento da procura.

    Além disso, o ministro Rui Costa abordou a importância de uma comunicação eficiente do governo para combater as fake news, que têm distorcido informações sobre as políticas públicas. Ele citou, como exemplo, a disseminação de notícias falsas sobre o Pix, que geraram confusão em relação à cobrança de taxas. O governo federal reafirmou que o Pix nunca será utilizado para monitoramento de movimentações financeiras ou para a cobrança de impostos.

    Costa também enfatizou a necessidade de melhorar a comunicação do governo para garantir que a verdade chegue à população antes que as mentiras se espalhem, reforçando o papel dos canais oficiais de informação.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.