OMS: vacinas ainda são muito boas para evitar quadros graves da covid

A entidade ainda voltou a enfatizar a necessidade de se usar máscaras, mesmo que muitos governos pelo mundo não defendem mais seu uso como obrigatório.

  •                                                                  Imagem: Torstensimon por Pixabay 

    Por Gabriel Bueno da Costa

    Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan afirmou nesta quarta-feira (14) que as vacinas contra a covid-19 “não são tão eficazes para evitar infecção”, diante de novas sub variantes do vírus atualmente em circulação. Ryan enfatizou, porém, que os imunizantes “continuam muito bons para evitar quadros graves” da doença.

    A declaração foi dada durante sessão de perguntas e respostas da OMS. Segundo Ryan, as sub variantes atuais mostram-se “mais distantes que seus ancestrais”, mas a vacina continua a oferecer proteção elevada contra casos graves.

    A entidade ainda voltou a enfatizar a necessidade de se usar máscaras, mesmo que muitos governos pelo mundo não defendem mais seu uso como obrigatório. Líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove afirmou que o item ainda é muito importante em locais fechados, em aglomerações”. A autoridade também citou a importância de se garantir a ventilação de locais, para reduzir contágios.

    A OMS pede que governos avaliem os instrumentos à disposição, para lidar com os problemas ainda existentes na covid-19 e se preparar para eventuais crises futuras de saúde.

    *Com informações Estadão Conteúdo 

    Comentários estão fechados.