Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Um avião modelo Cessna Aircraft 525, de prefixo PR-GFS, explodiu na Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral de São Paulo, após perder o controle durante a aterrissagem nesta quinta-feira (9). A aeronave pertence à família do fazendeiro Nelvo Fries, produtor de soja de Mineiros, no sudoeste de Goiás.
Maria Gertrudes Fries, também proprietária, é sócia em quatro empresas, incluindo uma holding e duas do setor agrícola. Uma das companhias, especializada em maquinário, foi adquirida pela John Deere no ano passado. O patrimônio social declarado ultrapassa R$ 79 milhões, segundo a Receita Federal.
O jatinho foi fabricado em 2008 e comprado pela família em 2010. Está registrado no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac e possui Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até setembro de 2025. O modelo, com capacidade para oito pessoas, não tem autorização para táxi aéreo.
Acidente
Segundo a Prefeitura de Ubatuba, o acidente envolveu oito vítimas: cinco ocupantes do avião (três adultos e duas crianças) e três pedestres que estavam na pista de skate próxima ao local.
Segundo informações dadas pelo portal O Globo, a aeronave decolou do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com destino a Ubatuba. Durante a tentativa de pouso, enfrentou condições meteorológicas adversas, como chuva e pista molhada. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o momento em que o avião cruza a pista em alta velocidade, colide com um veículo e explode na areia.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foram acionados para realizar uma avaliação inicial do ocorrido.