Saúde alerta para riscos de acidentes com animais peçonhentos durante o verão

Período entre dezembro e março concentra maior incidência de ataques terrestres e aquáticos.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a necessidade de precaução com animais peçonhentos, comuns no verão devido ao aumento de temperatura e movimentação em áreas naturais e turísticas. Cobras, escorpiões, aranhas, lagartas e até animais aquáticos como águas-vivas e arraias oferecem riscos à população.

    Para prevenir acidentes, a Sesa orienta o uso de equipamentos de proteção individual, como botas e luvas, em trilhas e atividades ao ar livre. Em casa, recomenda-se inspecionar roupas, calçados e evitar o contato direto com locais que possam abrigar esses animais.

    A bióloga Juliana Cequinel, da Divisão de Vigilância de Zoonoses, alerta para o cuidado com a lagarta Lonomia, cujo veneno pode causar graves hemorragias. Já no Litoral, acidentes com águas-vivas e caravelas são os mais frequentes, com 8.017 ocorrências registradas no Paraná entre dezembro e início de janeiro.

    Em caso de acidentes, a orientação é buscar atendimento médico imediatamente. A Sesa reforça que todos os serviços de saúde estão preparados para realizar os tratamentos adequados, incluindo o uso de soroterapia.

    Dúvidas podem ser esclarecidas pelo CIATox Paraná, pelo número 08000 410148, ou nos demais centros regionais de toxicologia.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.