Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Contribuintes devem ficar atentos às fraudes que surgem no período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual, golpes como boletos falsos, promessas de descontos não autorizados e páginas falsas que imitam sites oficiais são comuns nesta época.
Desde 2020, as guias de pagamento do IPVA não são enviadas pelos Correios. O gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, alerta que cobranças enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp devem ser ignoradas. “A emissão deve ser feita exclusivamente pelos canais oficiais da Receita”, destacou.
Os sites do Governo do Paraná têm a terminação “pr.gov.br”. A Receita recomenda acessar diretamente o Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos para emitir as guias. Outra alternativa é o aplicativo Serviços Rápidos, disponível para Android e iOS, que garante acesso seguro às informações.
Promessas de descontos no imposto, fora o benefício de 6% para pagamentos à vista até a data-limite conforme o final da placa do veículo, também são indícios de fraude. O desconto válido é concedido exclusivamente pelo Governo do Paraná e está descrito nos canais oficiais.
Além disso, para evitar fraudes, o contribuinte pode utilizar o pagamento via PIX, lendo o QR Code ou código de barras na guia oficial. A transação deve indicar o destinatário “Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Fazenda”.
Desde 2023, medidas têm sido implementadas para combater golpes, incluindo a remoção de sites fraudulentos promovidos em buscadores. A Receita reforça a importância de conferir a autenticidade dos sites antes de realizar pagamentos.